Rotinas que nos ajudam a crescer

O nosso Quadro de Tarefas é muito simples, mas muito funcional; todos os dias o utilizamos para distribuir as diversas tarefas existentes no dia a dia da sala de atividades:
É um quadro de entrada simples, com duas colunas, onde se faz a correspondência termo-a-termo entre Tarefa -> Responsável. 
Para isso utilizamos uns cartões individuais assim:
As fotos serviam para nos identificarmos uns aos outros e aproveitávamos para fazer jogos de atenção e reconhecimento, através das caraterísticas físicas: "é um menino, tem cabelo castanho com gel e está vestido com uma camisola azul forte..." (com o cartão escondido, é claro) depois tínhamos que descobrir quem era, mas este jogo começou a ficar muito fácil!

Então a professora começou a jogar de outra maneira... escondia na mesma o cartão e dizia: "o nome desta criança começa por..." e aí achamos por bem elaborar um quadro com as letras iniciais dos nomes, pois há mais do que um menino com o nome a começar pela mesma letra... com o tempo, também isso ficou mais fácil e o desafio que se seguiu foi este:
Usar um X (de quando não se faz determinada tarefa), para cobrir a foto, mostrando só o nome escrito em LETRA DE IMPRENSA. Como resultado a coisa complicou-se!
Passamos a ter de estar ainda com mais atenção na hora de distribuir as tarefas... aprendemos a olhar a letra que vem a seguir à inicial e também se há letras separadas (as dos apelidos dos meninos que têm nomes iguais). 
E também, passado algum tempo, foi evidente a maior facilidade com que começamos a conseguir identificar os nomes escritos uns dos outros.
Atualmente estamos nesta fase, o desafio mais complexo de todos...
Usamos apenas a letra manuscrita para identificar o dono do cartão! 
Não é fácil, mas estamos a evoluir a olhos vistos!

Como as tarefas e rotinas do dia a dia nos ajudam a crescer, já viram?

Comentários