A avaliação em educação é um elemento integrante e regulador da prática educativa, em cada nível de educação e ensino e implica princípios e procedimentos adequados às suas especificidades, como é o caso do pré-escolar.
Assim, embora discretas, são mesmo muito importantes as atividades que nos têm mantido ocupados em estreita colaboração com a nossa educadora e também com o apoio da Lídia.
Estamos a autoavaliar-nos, ou seja, a refletir sobre o nosso desempenho, a vários níveis, procurando seguir o articulado nos documentos de referência, por exemplo este:
Procedimentos e práticas organizativas e pedagógicas na avaliação da educação pré-escolar
Pretende-se com esta atividade (que é individual e bastante morosa) "envolver a criança num processo de análise e de construção conjunta, que lhe permita, enquanto protagonista da sua aprendizagem, tomar consciência dos progressos e das dificuldades que vai tendo e como as vai ultrapassando"
Levamos, pois, muito a sério a parte do documento que refere que "no processo de avaliação, para além do educador, intervêm (...) a(s) criança(s) – a avaliação realizada com as crianças é uma actividade educativa, que as implica na sua própria aprendizagem, fazendo-as reflectir sobre as suas dificuldades e como as superar"
Conversamos sobre o que fazemos, o que temos facilidade ou dificuldade, o que ainda não conseguimos... concretizamos alguns conceitos com atividades práticas e compilamos um documento, que é posteriormente integrado no nosso Portefólio.
Aqui ficam algumas imagens captadas durante esses momentos de concentração:
Os Portefólios dos meninos e meninas que terminaram o seu processo de autoavaliação já seguiram para casa neste fim de semana. Lá poderão observar algo parecido com o que as imagens apresentam:
Oxalá consigam arranjar um tempinho para o partilhar e discutir em família, dando à criança o tempo/espaço necessários para explicar cada produção, cada sucesso, cada dificuldade...
Mostrem como se interessam, como querem saber, assim estão a valorizar o empenho do vosso (a) filho (a) na sua vida escolar!
No final, não se esqueçam de preencher o espaço destinado à vossa opinião, bem como assinar a avaliação referente ao 2º período feita pela educadora (no caso dos médios, em duplicado).
As restantes crianças levarão os seus Portefólios logo que concluam a sua autoavaliação, em princípio durante a próxima semana.
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.