Hoje respondemos ao desafio colocado por esta história:
(se quiserem saber qual foi, terão que a ler até ao fim...)
Continuamos o nosso dia recebendo visitas!
(se quiserem saber qual foi, terão que a ler até ao fim...)
E as nossas respostas, como "crianças com 2 e 3 anos de experiência" foram que um jardim de infância muito especial e super-fixe deve ter:
- Salas com muito espaço para as crianças, cantina com comida boa para almoçarem todos os dias, casas de banho grandes, uma biblioteca e um ginásio.
- Recreio com árvores, flores, campo para futebol e basquetebol e parque infantil.
- As salas devem ter muitas áreas: jogos de chão e de mesa, biblioteca, computador, casinha das bonecas, projetos, desenho, colagem, pintura, modelagem, caixa de luz e quadro preto.
- Os materiais que são precisos são, por exemplo, brinquedos, jogos, livros, mesas, cadeiras, computadores, papel, canetas, lápis, um quadro preto...
- Numa escola assim devem trabalhar professoras (tu, Juca) e a Ilídia, a Celeste... e também a prof. Paula e o prof. Hélder e a prof. Céu e a prof. Helena, a prof. de inglês e a prof. de música, Ana Margarida. Ah! E ainda as cozinheiras e a Rita e a D. Conceição (enfim, todos!)
- O que não deve haver numa escola assim tão especial é birras, fixes zangados, lutas, pontapés, empurrões, murros... não se deve bater aos outros, nem morder, nem puxar o cabelo. E não deve haver pedras nem paus, nem areia porque podem-se atirar e é perigoso...
Uma escola de meninos felizes!
Nota: Esta pode ser uma boa estratégia para obter a opinião das crianças acerca do contexto educativo que frequentam, se o consideram ou não de qualidade, o que lá existe de bom e de mau... neste caso, foi mesmo.Continuamos o nosso dia recebendo visitas!
Tivemos na nossa sala 4 educadoras que nos vieram conhecer a nossa escola e também a nós!
Logo hoje, que decidimos que seria o nosso "dia ao contrário"...
A ideia já tinha algum tempo, mas nunca a conseguimos pôr em prática, até hoje:
Chegamos à escola e fizemos a última coisa do dia, que fazemos sempre ao sair: colocamos os nossos cartões no "Quadro dos Fixes"... e, surpresa das surpresas, todos decidiram colocar a sua meta bem lá em cima: no fixe 5 estrelas!
Estávamos todos conscientes do que isso significava: este teria que ser um dia especial, onde iríamos cumprir as regras da sala, sem esquecer nenhuma e brincar / trabalhar o melhor possível.
Combinamos que, ao fim do dia, veríamos se os cartões se manteriam todos (ou não) na "prateleira de cima" (fixe 5 estrelas), ou se, pelo contrário, cairiam aos trambolhões, do fixe contente, para o mais-ou-menos ou até para o zangado!
E foi com toda a responsabilidade do mundo que muitos de nós (a maioria) foram capazes de regular o seu comportamento e desempenho, conseguindo atingir o objetivo!
Muitos parabéns a estes meninos, estão mesmo crescidos ;-)
Olá meninos, realmente foi muito bom termos participado deste dia ao contrário, e reviver o tempo de pré-escolar...
ResponderEliminarQueremos desde já agradecer-vos a forma como nos receberam. Queremos também agradecer à Juca pela disponibilidade demonstrada e toda a ajuda prestada.
Desejo que continuem a aproveitar de forma "fixe" ;) o resto deste ano letivo. Beijinhos para todos.
Obrigada Isabel, gostamos muito de vos receber!
ResponderEliminarBeijinhos para todas...