As primeiras tarefas dos Heróis da Fruta Fixes...

E este é já o terceiro ano em que a Sala Fixe participa neste Projeto Nacional da iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), que visa aumentar o consumo de fruta, combatendo assim a obesidade desde muito cedo!

Hoje foi dia de preencher o inquérito diagnóstico, para reunirmos os dados referentes a todas as crianças: peso, altura e hábitos de saúde (alimentação, ingestão de água, exercício)

Começamos por pensar que instrumentos usar para nos pesarmos e medirmos.
A resposta foi consensual: 
- Uma balança!
- As balanças são todas iguais?
- Não, há muitas diferentes!
- Então que tipo de balança precisamos? (balança de cozinha? de pratos? de pesos? de supermercado?  de casa de banho?)
Observamos então a balança de dois pratos que costumamos usar para comparar pesos com os ursinhos de triagem... 
- Não dá, os meninos não cabem!
Alguém sugeriu ir buscar à casinha das bonecas a balança que temos para brincar ao faz de conta...
- Essa dá - disse o M.B. (3 anos) - mas só pesa os pés!
- A sério? Então não dá para pesar o resto do corpo?
- Não, só pomos lá os pés!
- Então e se nos sentássemos na balança, o que é que ela pesava?
- O rabo!
- Não é nada, pesa sempre o corpo todo! - diziam alguns dos mais crescidos.
As opiniões dividiam-se, mas o M.B. não estava mesmo nada convencido...

Então passamos à experiência: a professora pediu ajuda à Tita, uma das nossas bonecas e fizemos testes de pesagem: pusemos a Tita em diferentes posições sobre a balança, ou seja, com diversas partes do corpo pousadas na sua superfície... e verificamos que pesava sempre o mesmo: 100 grs!
Através desta experiência prática, todos perceberam que não importa qual é a parte do corpo que pousamos na balança, esta vai marcar sempre o peso do corpo todo...
- Ah, porque o corpo está em cima dos pés!
Isso mesmo! :D
E passamos logo a pesar-nos, pois estava na hora do lanche e não devemos pesar-nos depois de comer... logo de seguida fizemos a medição, usando como instrumento de medida uma fita métrica.
Ficaram-nos no ouvido dois termos novos, que são as unidades de medida: para pesar usamos o quilograma (ou quilo) e para medir usamos o metro e os centímetros.

Depois preenchemos o restante inquérito, um de cada vez com a professora e conseguimos responder às perguntas todas! Mesmo os mais pequeninos... fixe!
Amanhã será o primeiro dia do resto do nosso projeto e vamos pintar a nossa estrela no Quadro de Mérito dos Heróis, se trouxermos (e comermos!) uma porção de fruta no lanche da manhã!
E amanhã é um ótimo dia para começar... é o Dia Mundial da Alimentação!

Comentários