Portefólios

Começamos a preparar os nossos Portefólios já durante o 1º período...
Mas antes de continuar, abrimos aqui um parêntesis para falar a nossa educadora, que quer explicar um pouco esta prática de avaliação alternativa:

O Portefólio é uma técnica alternativa utilizada em processos de avaliação contínua, de grande utilidade para a avaliação qualitativa. Consiste, essencialmente, numa coleção intencional das evidências do desenvolvimento da criança no decorrer do ano letivo, isto é, todos os pequenos e grandes passos percorridos ao longo de uma trajectória da aprendizagem. Na opinião de alguns autores:
  • Um Portefólio é uma colecção significativa de trabalhos das crianças, que exemplificam interesses, atitudes, competências e desenvolvimento, ao longo de um período de tempo.” (Gelfer e Perkins, 1966)
  •  “É uma colecção de trabalhos das crianças, que demonstram os progressos, os esforços e as aquisições realizadas ao longo do tempo. A acumulação de trabalhos no portefólio, envolve as crianças e os educadores a compilarem os materiais, a discuti-los e a tomar decisões. “ (Meisels e Steele, 1991)
  • “É um meio de avaliação que fornece uma visão completa e compreensiva da realização da criança no contexto.” (Paulson et, al, 1991)
  • “Acima de tudo, um portefólio é Portefólio quando encoraja as crianças a desenvolverem as suas capacidades, a tornarem-se independentes e a auto – dirigir a sua aprendizagem.” (Paulson e Paulson, 1991)
  • “Uma forma única, pessoal e intransmissível de documentar fielmente o processo educativo de cada criança, através de uma compilação organizada de informação relevante sobre o que esta faz e como o faz, bem como o que daí resulta em termos do seu desenvolvimento. Abre as janelas do Jardim de Infância a todos os interessados na educação da criança, de uma forma colaborativa e participada.” (Sousa, M.J., 2008)
Fechando o parêntesis, o meninos mais crescidos estiveram então a preparar os seus Portefólios para receberem mais um ano letivo recheado de evidências do seu crescimento, enquanto os mais pequenos estiveram apenas a iniciar este caminho e a aprender como se faz. Porque, como em tudo na vida...
Começamos por preparar a capa, desenhando o nosso auto-retrato com ajuda de um espelho:

Ficaram assim fixes:
(são retratos feitos por meninos e meninas de 2, 3, 4 e 5 anos)

Depois, ao longo do período, fomos selecionando as produções que queríamos incluir no nosso Portefólio e explicando a razão (quem o conseguia fazer, é claro). 
Algumas delas foram escolhidas pela nossa professora, que as considerou importantes, porque mostram que estamos a crescer... e nós concordamos!

Usamos um sistema simples de triagem, que agiliza este processo: dois tabuleiros (trabalhos para arrumar e trabalhos para acabar, que serão guardados na capa) e uma caixa de ficheiros suspensos, com um para cada um de nós - é aí que vão sendo guardadas as produções que irão integrar o Portefólio.

Depois a professora arruma tudo nos separadores certos e, quando o Portefólio fica pronto, nós revisitamo-lo. Foi o que fizemos ontem e hoje.


Então vejam e ouçam o que temos a dizer...
(cliquem em cada foto para nos ouvirem a falar)

Os nossos Portefólios incluem ainda um separador destinado à Colaboração dos pais, que poderão encher com evidências do nosso desenvolvimento em contexto familiar e outro destinado à Avaliação, onde se encontram os registos de avaliação elaborados periodicamente pela nossa educadora e também os registos da nossa auto avaliação.

E assim estamos a crescer... e a documentar esse(s) processos(s) de crescimento!
O de cada um de nós, nos nossos Portefólios...
O do grupo, no Bloguefólio... 
(porque pensavam que o nosso blogue tinha este nome esquisito?)

Comentários

  1. Para não me repetir...Porque já sabem a minha opinião em relação à avaliação por portefólio, só quero deixar a palavra "Excelente". Adorei. Muitos parabéns.
    Beijinhos Triquiteiros

    ResponderEliminar
  2. olá, boa tarde. tenho trabalhado em portefólios de diferentes maneiras. gostaria de saber como dividem o portefólio e como vão fazendo a selecção dos trabalhos.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Rosa Maria ;-)

    Sandra,
    Já que conhece a prática é mais fácil explicar: dado terem subjacente uma intencionalidade no âmbito da avaliação autêntica, os portefólios das minhas crianças incluem um separador por cada área de conteúdo das OCEPE e outro para a colaboração dos pais, para além de um último destinado à avaliação, onde são colocadas as avaliações descritivas periódicas.

    Volte sempre!

    ResponderEliminar
  4. olá boa tarde. obrigada pelo esclarecimento. vai mais ou menos de encontro ao que tenho trabalhado.mas é sempre bom para melhorar.
    obrigada

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.