E em cada início de mês é sempre um reboliço ;-)
Há que virar a página do calendário e mudar os quadros de responsabilidade mensais, o que é uma excelente oportunidade para abordar a matemática... quase sem dar por isso!
O Mapa de Presenças e o registo do Quadro das Luzinhas do Coração saem e temos que colocar os novos. Depois há que fazer contagens:
- Quantas presenças? Quantas faltas? Quantas luzinhas acesas? E quantas apagadas?
- Quem tem mais? Quem tem menos? Quem tem igual?
E depois registar, para partilhar com os pais...
Desta vez usamos um método diferente, que foi do agrado de todos, grandes, médios e pequenos: círculos autocolantes coloridos ajudaram-nos a construir de forma mais autónoma os nossos gráficos de barras!
Assim, para além do sentido do número, exercitamos também a motricidade fina e a noção cromática...
Assim se aprende matemática, de uma maneira divertida... e colorida!
"Quando falamos de crianças em idade pré-escolar, o sentido de número pode ser entendido como um processo no qual elas vão aprendendo a compreender os diferentes significados e utilizações dos números e a forma como estes estão interligados. Este conhecimentos, cujo desenvolvimento está intimamente ligado ao ambiente em que se insere, realiza-se naturalmente enquanto, progressivamente, estes diversos significados começam a interligar-se e a fazer sentido". (Castro & Rodrigues, 2008:11)
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.