... continuamos a relembrar (e alguns a conhecer) outros instrumentos musicais!
Hoje foi a vez dos pratos (grandes e pequeninos), das castanholas (de madeira e de plástico), das guiseiras e do bloco de dois sons.
Colocamo-nos todos ao redor da caixa da areia, a convite da prof. Patrícia e vimos, escutamos, tocamos neles e experimentamo-los...
Apreciamos o som bonito que fazem quando são tocados com suavidade e o som feio que surge quando tocamos com demasiada força... e aprendemos a dosear a nossa energia, conseguindo assim manipular de forma progressivamente mais adequada os instrumentos musicais.
E depois, no tempo de atividades e projetos, continuamos o trabalho que tínhamos iniciado:
a elaboração individual das caixinhas ou saquinhas das castanhas na área dos projetos: há que medir, encontrar a metade e não só... há muito o que fazer!
Explicamos à Luísa, que hoje nos veio visitar, para que servem, pois ela não sabia:
- São para pormos de um lado as castanhas e do outro o sumo. Sabes porquê? Porque as castanhas estão quentes e assim não nos queimamos... e também porque precisamos das duas mãos para descascar as castanhas!
- E o sumo, se ficasse pousado no chão, podia cair e entornar-se.
Com uma explicação assim, não há dúvidas que resistam! A Luísa ficou bem esclarecida.
Então, a todos bom fim de semana :-)
Ah... e bom trabalho de casa ;-) divirtam-se a ajudar os fixes na sua Missão!
Excelente semana!
ResponderEliminarÉ muito engraçado, verificar que estas novas gerações, aparecem-nos com uma forte sentido de exploração e curiosidade. A verdade é que é na experimentação que o sentido cognitivo mais facilmente reconhece a aprendizagem. Adoro visitar-vos!
Beijinhos meus queridos!
Laura e piratinhasnoji.blogspot.com
Obrigada Laura, pelas visitas e pelas palavras sempre tão simpáticas!
ResponderEliminarBeijinho :-)