Subitizing, tutti e stencil... só nomes estranhos ;-)

Começamos o dia com um problema matemático... que exigiu esforço, atenção, concentração e raciocínio! Primeiro trabalhamos o sentido de número através da
(In: Brochura Sentido de número e organização de dados, da  DGCID) 

Praticamos o subitizing, tentando estimar a quantidade de pintas em cada uma das imagens, que eram deste género:

Foi-nos mais fácil identificar as que são iguais às do dado e do dominó...

... pois estamos familiarizados com elas. As outras exigiram mais algum esforço!

A atividade matemática prosseguiu com um exercício de sequências, que exigiu ainda mais.
Tratava-se de uma sequência crescente, cuja base ia duplicando da primeira para a seguinte e por aí fora...  usamos duas formas geométricas: triângulos e quadrados.
Começando com 1 triângulo, o objetivo era criar outro com 2 na base 
e depois outro com 3, mas sempre mantendo a forma de triângulo.
A mesma coisa com o quadrado: 1 quadrado, depois outro formado por 2 na base
 e de seguida outro com 3 na base e por aí fora...

Depois de compreendida a brincadeira, tornou-se tudo muito mais fácil ;-)
Fomos mesmo capazes de representar graficamente de forma correta:





Com a chegada da prof. Patrícia iniciou-se o ensaio!
O Maestro Pautas foi o Fred e nós fomos a orquestra :-)
Tocamos pela primeira vez
Na parte final tocamos todos ao mesmo tempo ou, como se diz em linguagem musical "Tutti"!

E claro, também continuamos as tarefas que temos em mãos... como para a Mãe está (quase) tudo preparado, dedicamo-nos a executar, com toda a atenção e cuidado, a técnica de
Também está pronto... pelo menos da nossa parte!
A Festa das Rosas já não espera por nós ;-)

Brincamos e experimentamos os novos materiais para atividades de expressão plástica, agora sobre papel

Fizemos efeitos bonitos e diferentes do habitual, até alguém referiu:
- Parecem mandalas!
Pois é, parecem mesmo... e amanhã há mais!


Comentários