Começamos o dia e a semana sempre com as novidades que trazemos de casa... e desta vez as Janeiras não podiam faltar ;-) revisitamos o video e observamos como nos comportamos na atuação.
Depois, entre novelos de conversas falou-se da Natureza, do "Jesus que ralha" quando há trovoada (e que, afinal, são as nuvens que chocam umas com as outras) da chuva forte que faz inundações, do fogo que queima as florestas, enfim, da força que os 4 elementos da Natureza têm!
Deste assunto falaremos mais na semana que vem, a propósito de mais uma Assembleia de Escola, a do 2º período, que o debaterá e preparará um simulacro de sismo a realizar na escola.
Continuamos de seguida às voltas com as rimas dos nossos nomes: são rimas para as tarefas diárias e rimas para o Livro das Rimas! E quando são difíceis de encontrar, arranjamos algo que nos pode ajudar: um dicionário de rimas :-)
Por isso durante a manhã houve tempo para continuar o registo individual das rimas do nome de cada um, ou descobertas pelo próprio, ou com a ajuda do dicionário :-)
A L. dedicou-se a forrar e a decorar com letras recortadas a capa e as costas do novo livro, usando papel autocolante colorido.
Já de tarde, era hora da história, mas a professora esqueceu-se das pipocas prometidas :-(
Houve na mesma hora do conto... as pipocas virão depois.
View more presentations
Exploramos em cada página, cada rima, cada cor, padrão e posição de cada gato ;-)
Depois de explorarmos o jogo em madeira, identificando as diferentes formas geométricas presentes, passamos à ação:
A proposta era criarmos o nosso próprio gato, usando para isso peças de Tangram (de papel). Era preciso colorir, recortar, montar e colar e não nos fizemos rogados:
É um trabalho em curso... não é nada fácil e poucos ainda o terminaram.
Amanhã daremos continuidade, porque já sabemos que é bom terminar o que se começa!
O dia não terminou sem o V. (4 anos) dar uma explicação aos seus colegas sobre a diferença entre um quadrado e um cubo.
Para comparar ambos, usamos um quadrado do Tangram, mas não tínhamos nenhum cubo à mão... por isso ele desenhou um no quadro preto:
Percebido?
- Um cubo tem muitos quadrados!
- Um cubo tem muitos quadrados!
Amanhã vamos também voltar a falar disto...
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.