Começamos este dia com a partilha das novidades do fim de semana, que incluíram uma divertida festa de aniversário, com a presença de fixes e amigos e grande animação... :-)
Prosseguimos conhecendo os resultados das pesquisas realizadas em contexto familiar como colaboração para o nosso projeto do mundo: textos, imagens, livros e até um CD com uma das músicas dedicada ao sistema solar!
Conhecemos e exploramos cada uma, aprendendo sempre algumas coisas novas... por isso deixamos o nosso obrigado às famílias fixes do André, da Sofia, do Miguel e do Gustavo!
E demos continuidade ao projeto, começando a elaborar a nebulosa solar, que surgiu após o Big Bang e deu origem ao sistema solar. Observamos imagens em livros e no computador:
Decidimos usar areias coloridas e pó de estrelas (afinal, ela era feita de poeiras!) sobre cartolina preta... a A. e o G. foram os responsáveis e depois comunicaram ao grande grupo como fizeram.
Falta apenas escrevermos o título... está uma nebulosa linda e brilhante, como queríamos!
Conversamos também sobre a Semana da Leitura, que se iniciou hoje sob o tema Mar, integrada no Projeto Ler +Mar do Plano Nacional de Leitura. Eis o que vamos fazer:
- Ler o mar (ler poesias e livros de histórias sobre o mar)
- Escrever o mar (escrever a palavra MAR e identificar as letras que a compõem; descobrir outras palavras quem têm mar lá dentro)
- Representar o mar (usando diferentes técnicas de expressão)
- Ouvir o mar (escutar o som das ondas do mar; conhecer um instrumento musical tocado pelo mar)
- Cantar o mar (conhecer canções que falam do mar: "A canção do mar", de Dulce Pontes, uma referência de Portugal e "O mar enrola na areia", uma canção infantil)
- A pintar o mar...
- A escrever o mar...
Descobrimos como se escreve MAR em letra impressa maiúscula e em letra manuscrita minúscula, identificamos as letras e descobrimos várias palavras que têm "mar" lá dentro!
- A ler o mar... a história do dia veio num livro novo para a nossa biblioteca de sala, escrito por Mia Couto que a professora nos leu.
Estivemos atentos e em silêncio. É uma história bonita e triste, porque a menina morre...
E representamos aquilo que ouvimos ler e inventamos uma maneira de escrever mar de forma a poder-se sentir com os dedos.
Foi a Maria João (4 anos) que deu uma ideia a que muitos aderiram: usar plasticinas.
Mas também tinham surgido outras: usar cartolinas, lãs ou purpurinas...
Estivemos então...- A representar uma história sobre o mar em desenho, colagem e modelagem
E que bem o fizemos... colando ou modelando :-)
- A ouvir o mar... através da Canção do Mar de Dulce Pontes e também um instrumento musical muito especial, pois é tocado pelas próprias ondas:
Um órgão do mar! Há coisas fantásticas, não há?
Assim foi, também, o nosso dia. ;-)
Olá Fixes. Que projeto fantástico estão a criar! Continuem.
ResponderEliminarBeijinhos Triquiteiros