Uma sexta com sol... maravilha!

Começamos o nosso dia, depois do acolhimento da manhã, partilhando com os amigos que faltaram ontem a experiência que realizamos. Recorremos ao Bloguefólio para nos ajudar na revisitar essa vivência e também observamos como estavam as taças com a mistura de folhas e álcool. Deu-se então esta conversa e a professora pôs-se à escuta, porque acredita que
- Oh! Já não tem álcool!
- Pois não, secou!
- Secou? E para onde foi?
- Desapareceu...
- Diz-se que se evaporou - acrescentou, entrando na conversa.
- E o que é isso?
- É quando passa do estado líquido ao estado gasoso. Mas podemos fazer uma experiência para descobrir como isso acontece - respondeu de novo.
- Fica para a semana, pode ser Juca?
- Claro, está combinado! Vamos descobrir a evaporação.
E tal como tínhamos já decidido, continuamos hoje a reformular alguns instrumentos de trabalho, também chamados de quadros de responsabilidade ou instrumentos de pilotagem, que existem para apoiar o funcionamento da dinâmica da sala, quanto ao planeamento das atividades e à regulação do dia a dia do grupo. 
Já falamos de alguns deles esta semana (aqui e aqui) e hoje iniciamos mais um, que teve de ser reformulado, pois o do ano anterior só tinha espaço para 16 crianças e agora somos 17 ;-)
Trata-se do Quadro de Presentes e Ausentes, que regista, em cada dia "Quem veio à escola" e "Quem ficou em casa". 
Ao chegar à sala, pela manhã, colocamos o nosso cartão do lado esquerdo, pois já estamos na escolaDepois fazemos a contagem de cada coluna, para verificar quantos estão na escola e quantos ficaram em casa, colocando abaixo o respetivo número.
Ao sair da sala, no final do dia, colocamos do lado direito, porque vamos para casa...
Este quadro ajuda-nos a desenvolver competências de identidade (reconhecer a foto de cada um), abordagem à escrita (reconhecimento do seu nome escrito e familiarização com os tipos de letra Impressa e Manuscrita) e também sentido de número (contagem dos presentes e dos ausentes e representação do total através de um número), para além do sentimento de pertença a um grupo, base da formação pessoal e social.

Os meninos mais crescidos começaram também a reformular o Quadro das Regras, pois o grupo decidiu substituir as imagens antigas por novos desenhos, embora todos concordem que as regras se devem manter as mesmas... pelo menos para já!
Começamos pelas coisas que Não Devemos fazer: trabalhamos em pequeno grupo, distribuímos regras, escolhendo quem ilustra o quê, negociamos, escolhemos os materiais a usar (marcadores, para ficar bem colorido!) desenhamos, redesenhamos o que não ficou bem à primeira (porque é com os erros que aprendemos), recortamos e colamos. 
Segunda-feira continuaremos com as coisas que Devemos fazer...

O resto do dia foi dedicado à brincadeira... apenas o R., regressado hoje, esteve a completar o seu retrato incompleto
E já só falta uma menina nesse Quadro, para estar completa a Malta Fixe :-)

Depois do almoço aproveitamos o bom tempo para brincar ao ar livre nos vários espaços do nosso recreio... do parque à areia, do futebol aos pneus, houve um pouco de tudo!
Ate conseguimos encontrar o Outono, que ontem chegou ;-)
Assim termina a primeira semana completa, que correu muito bem. 
Bom fim de semana a todos!

Comentários