De regresso para uma nova semana, as novidades a contar foram poucas...
Então avançamos para o que tínhamos combinado na passada sexta-feira: iniciar a utilização do Quadro Diário de Atividades...
- Já? Não acham que é muito cedo? Temos meninos tão pequeninos...
- Pois é por isso, os pequenos precisam de aprender que não podemos ir todos ao mesmo tempo para as áreas!
- Então e porquê?
- Porque não cabemos e as coisas depois não chegam para todos e eles choram!
Contra argumentos destes não há quem resista. E lá fomos nós buscar as novas imagens das diferentes áreas da sala, para colocar nos sítios certos, simulando depois como se utiliza.
E os mais pequeninos, com alguma ajuda, lá começaram a planear as suas atividades, colocando o cartão na área respetiva:
Com o tempo vão habituar-se e contam para isso com a ajuda das estagiárias e também dos fixes mais crescidos.
Mais tarde, quando todos já tinham chegado analisamos algum do milho que veio de casa, (em resposta a um pedido um pouco tardio no Facebook do Bloguefólio. Obrigada famílias fixes ;-)
Havia espigas com casca e sem casca.
As primeiras ainda não tinham sido desfolhadas, mas às segundas já tinham retirado a folha, estava o milho à vista. Depois experimentamos tirar os grãos de milho, ou seja, debulhar a espiga, mas não era fácil! Falamos de pipocas, mas achamos que este não é o milho certo ara as fazer, depois veremos se é ou não!
E quando estávamos já a arrumar as espigas e a limpar a mesa que ficou cheia de barbas, apareceu-nos esta surpresa:
Uma lagarta do milho!
Decidimos guardá-la num frasco, para a podermos observar na área das ciências.
Será que vai transformar-se em borboleta?
Há quem ache que sim!
Para isso vamos ter que ter paciência, esperar e, entretanto, cuidar dela e dar-lhe de comer!
É o primeiro ser vivo (animal) que temos este ano na sala!
Mas outros seres vivos (plantas) chegaram hoje: dois morangueiros e um pé de salsa, trazidos pelo Rodrigo e dois feijoeiros trazidos pela Maria e pelo Zé Pedro.
Como cada coisa deve estar no seu lugar, fomos colocar os pés de morangueiro no alto do nosso suporte gigante e os pés de feijoeiro foram plantados na horta:
De casa começaram também a chegar as galochas, para podermos trabalhar na horta mais à vontade ;-) e, quem sabe, aproveitar para chapinhar nas poças quando vier a chuva!
Durante o dia terminamos a confeção das capas individuais...
Ainda foram envernizados, com a ajuda da Lídia, todos os azulejos pintados com animais:
Brincamos e trabalhamos...
E de tarde sentamo-nos, ao redor da mesa grande, para a Hora do Conto, hoje com a história da galinha ruiva da qual existem várias versões!
Na nossa entrava uma galinha, os seus três filhinhos, um gato, um ganso e um porco. E o que a galinha encontrou foi um grão de milho!
Ouvimos tudo com muita atenção e depois recontamos com uma dramatização improvisada, mas bem animada!
O dia não terminou sem fazermos mais uma coisa que estava planeada no Diário de Grupo: a eleição do Presidente da Sala Fixe à Assembleia de Escola.
Quanto aos candidatos foram propostos dois, pelos próprios, e foram aceites por todos.
São eles a Maria e o Afonso.
A votação ainda não terminou, pois uma eleitora faltou ao ato eleitoral e três outros dormiram uma sesta maior um bocadinho e ainda não votaram! Amanhã teremos os resultados!
Até amanhã!
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.