Afinal hoje veio a visita da Galinha Ruiva! (obrigada prof. Paula)
Logo vimos que não era mesmo a sério ;-) mas não faz mal!
Vai ficar na nossa mesa até estar rodeada de todas as galinhas ruivas que vamos criar, com técnicas diferentes, de acordo com o nosso gosto. Até já começamos:
Desenhar, contornar, recortar ou colar diferentes materiais, é o que nos tem ocupado!
Estão a ficar bem engraçadas as nossas galinhas ruivas diferentes... depois verão.
Entretanto, demos seguimento à história e se ontem semeamos o milho, hoje fizemos o pão!
A receita deste pão de milho e trigo estava guardada no telemóvel da professora e tivemos que a seguir, para sabermos as quantidades dos ingredientes: água, farinha de milho, farinha de trigo, sal e fermento de padeiro, entraram na cuba da máquina de fazer pão, por esta ordem. Depois foi só ligar e esperar... 3 horas a bater, levedar e cozer o nosso pão!
Ainda fomos fazer a nossa primeira visita e requisição de livros à Biblioteca Municipal Itinerante... quem quiser requisitar tem que preencher a ficha que seguiu no vai-vem.
Era já perto da hora de almoço e a nossa sala fazia fome ;-)Era um cheirinho a pão acabadinho de cozer que até dava gosto!
Entretanto, na sala dos amigos fazia-se outro pão, de centeio, mas não só. Por causa da história da abóbora da bruxa Mimi, estiveram a fazer compota de abóbora e vieram mostrar-nos como estava a panela (ou melhor, o panelão!) antes de ir para o lume:
Também continuaram a vir plantinhas de casa e desta vez foram todas para a horta: a planta de physalis e a de maracujá que trouxe o Duarte, mais os espinafres do Edu...
Já está tudo bem plantado e regado!
Analisado foi também o milho verde que trouxe o Edu e que era diferente do que tínhamos...
- É menos amarelo e mais molinho!
E lá foram alguns grãos para servir de almoço à nossa lagarta Lili :-)
A tarde terminou de forma deliciosa e bem animada... com um lanche musical de Outono na floresta da nossa escola.
Ao som do acordeão tocado pela prof. Paula, as cantadeiras de rancho Celeste e Ira, entoaram a "Rosinha do meio", enquanto comíamos (e repetíamos!) o pão de centeio e o de trigo e milho com doce de abóbora.
Uma verdadeira delícia... em vários sentidos ;-)
Ficamos por aqui hoje, amanhã haverá mais!
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.