Dos Animais à República... com muita criatividade e envolvimento

Hoje foi um dia especial, um dos muitos que comemoram alguma coisa mais ou menos importante... mas este era mesmo importante:

Já sabemos que os animais são nossos amigos e a conversa da manhã andou em torno disso mesmo: dos animais que cada um de nós tem em casa (ou não, pois alguns de nós não têm nenhum), dos domésticos (que vivem perto das pessoas) e dos selvagens (que vivem na selva, ou no jardim zoológico), dos que vivem no mar, na terra, ou no ar, dos que têm penas, ou pelo, ou outro tipo de revestimento...

Fizemos um pequeno jogo em que escutamos diversos sons de animais (sem imagens) e tentamos identificar cada um deles. Não era fácil, mas acertamos a maior parte e reconhecemos também quase todos os animais, identificando-os pelo seu nome, ao vermos estas imagens:


Também escutamos mais uma canção da nossa amiga Alda, a propósito da diferença entre animais domésticos e selvagens...


No tempo de atividades e projetos, depois do lanche da manhã, dedicamo-nos a criar animais de forma diferente, aceitando uma proposta da Sala dos Amigos, criar animais sobre um azulejo: pintar, desenhar, colar, como quiséssemos, pondo a criatividade em ação.
E foi notório, em alguns casos, elevado nível de envolvimento...
Pensar e decidir o animal a representar e a forma de o fazer, escolher os materiais a utilizar, resolver problemas e tomar decisões ao longo do processo... tudo isto requer motivação, muito empenho e dedicação!
Porque desenhar animais não é fácil, alguns de nós começaram por fazer um pequeno projeto antes, em papel, para ver se conseguiam... enquanto os mais pequenitos optaram por fazer animais a partir da carimbagem das suas mãos, tendo escolhido no computador o seu preferido para fazer, com o apoio dos adultos :-)
Fica toda a bicharada a secar durante o feriado, para depois terminarmos alguns pormenores...
De tarde fizemos mais uma atividade conjunta com os vizinhos do lado... é bom ter amigos que gostam de descobrir coisas, partilhar ideias e materiais, participar em atividades comuns e, assim, crescemos todos juntos!
Fomos para a sala polivalente e observamos um animal a sério, que uma das estagiárias da outra sala trouxe: era um ratinho hamster e chamava-se Sr. Inácio ;-)
Ele estava com um bocadinho de medo ao ver tanta pequenada e escondeu-se... mas depois perdeu a vergonha e deu-nos um ar da sua graça ;-) 
Observamos, fizemos perguntas e ficamos a conhecer melhor este tipo de ratinhos.
Obrigada Stefanie e amigos da sala ao lado!

De regresso à sala ainda conversamos um bocadinho sobre a razão de existir um feriado no dia 5 de outubro... não, não é por ser o Dia do Professor (embora o merecessem ;-) mas sim porque nesse dia terminou a Monarquia em Portugal (o tempo dos reis) e começou a República que não tem Rei, tem um Presidente!
- Eu sei! - disse logo a Matilde - eu conheço a República! E já vi o Presidente!
- A sério Matilde? E tiraste uma foto com ele? Ele gosta muito de tirar selfies...
- Pois é, eu também tirei!
- Então é como a nossa sala, também tem um Presidente... mas este ano ainda não tem, temos que fazer eleições!
Há que colocar no Diário de Grupo - Queremos fazer: escolher os candidatos à eleição de Presidente da Sala Fixe para a Assembleia de Escola de Vila Franca.

Bom feriado, divirtam-se e descansem...

Comentários