Ciência à sexta... e ainda o rastreio oral anual

A nossa sexta-feira foi bem atarefada pois, para além das rotinas habituais (organização das produções semanais e da realização das tarefas necessárias à manutenção da horta) era dia de saída, para visitarmos a Clínica  Dentária de Vila Franca onde anualmente, com a colaboração da Drª Cristina (que agradecemos) realizamos o nosso rastreio oral / dentário.

Mas vamos por partes... logo pela manhã desenvolvemos uma atividade experimental na companhia de uma cientista que era muito parecida com a Marta ;-)
Primeiro descobrimos o que era através da montagem de um puzzle e depois deitamos mãos à obra, seguindo o protocolo experimental:
A proposta era criar um vulcão e começamos por fazer a mistura na garrafa de dois ingredientes: bicarbonato de sódio e sêmola de milho. Agitamos bem e, num copo à parte, misturamos vinagre e corante alimentar vermelho. Depois usamos barro para construir o cone do vulcão... foi uma animação enquanto exploramos este material, pois ainda não o tínhamos feito este ano:
Construído o cone, misturamos o conteúdo do copo com o da garrafa e o vulcão teve uma erupção!
O que aconteceu tem uma explicação científica: Quando se mistura o vinagre (ácido) com o bicarbonato de sódio (alcalino) dá-se uma reação química que origina milhões de bolhinhas de dióxido de carbono que sobem e saem da garrafa, simulando a lava a sair do vulcão.

Mas a Ciência não se ficou por aqui! Coube à equipa das couvinhas trabalhar na horta, mas como chovia mesmo muito, apesar de calçarmos as galochas, não pudemos ir lá para fora. Todos juntos (fixes & amigos) fomos então preparar composto, seguindo este protocolo:
Com os dedinhos partimos aos pedacinhos cascas de banana, maça, pêra e tangerina, que ficaram do lanche da manhã; depois misturamos com borra de café, que as nossas educadoras guardaram durante a semana. A picadora fez o resto, depois de juntarmos tudo lá dentro...
Repetimos o processo mais do que uma vez... para fazer composto suficiente para a horta.
Registamos previamente o que achamos que ia acontecer e, posteriormente, o que realmente aconteceu. 

Agora temos composto, que já sabemos que serve para fertilizar (dar alimento - nutrientes) às nossas couves, batatas, nabos e cenouras. Na próxima semana vamos colocá-lo, pois a chuva não nos deixou fazê-lo.

De tarde estava prevista uma saída, à Clínica Dentária de Vila Franca, para realização do rastreio oral/dentário anual, com a colaboração da Drª Cristina, uma atividade integrada no PAA, no âmbito da Educação para a Saúde e que se realiza há já nove anos.Como o tempo não estava seguro fomos na carrinha da Junta de Freguesia e portámo-nos muito bem.
Para alguns de nós foi mesmo a primeira vez que foram ao dentista... ora espreitem:


Ninguém chorou, nem teve medo e só mesmo o D. é que não deixou a dentista ver os seus dentinhos, apesar de estar muito bem disposto...
Os resultados mostram que temos feito bem a nossa higiene oral, com a colaboração dos nossos pais, e a recomendação dentista é para continuar esse bom trabalho :-)
Fez-os companhia um fixe de outras gerações, o MP, que ficou connosco enquanto os seus colegas não chegavam... matando saudades e desenhando:
Bom fim de semana!
Atenção ao vai-vem e ao recado sobre a visita de estudo /passeio escolar da próxima semana.

Comentários