"Olhar com olhos de ver"... como estamos a crescer!

Mais uma vez, a quinta-feira começou com música... mas antes, na subida para a sala polivalente, a entreajuda entre grandes e pequenos foi bonita de se ver  :-)
É que subir escadas pode ser um desafio, mesmo com a ajuda do corrimão!
Hoje era dia de ensaio da coreografia da dança-canção do Dia Nacional do Pijama, com a ajuda da prof. Marisa, que a simplificou para nós...
Primeiro trabalhamos bem os gestos e depois juntamos a música. 
Finalmente colocamo-nos em posição e revimos toda a coreografia... isto antes de chegarem os amigos do primeiro ciclo, que se nos juntaram para um ensaio geral. Só faltou o 3º ano, pois foram para a piscina.
Ensaiamos bem, adoramos ensaiar (foi a frase escrita no Diário de Grupo, ao final da manhã) e estamos preparados para segunda-feira, uns mais, outros menos, é claro! ;-)

Na sala, recuperamos o capítulo do dia (de greve) de ontem e contamos também o de hoje (o X e o XI). Foram 2 (capítulos) em 1 (dia), mas não nos importamos:
- Já só falta um dia!
- Depois é sábado e domingo...
- E depois é o Dia do Pijama!
Dois capítulos e as histórias de dois botões, que registamos na nossa banda desenhada.
Nas áreas, ocupamo-nos em atividades diversas e a professora gosta muito de nos observar...
Segundo as novas OCEPE (2016, p. 11): 
"Observar e envolver-se no brincar das crianças, sem interferir nas suas iniciativas, permite ao/à educador/a conhecer melhor os seus interesses, encorajar e colocar desafios às suas explorações e descobertas. Esta observação possibilita-lhe ainda planear propostas que partindo dos interesses das crianças, os alarguem e aprofundem. (...) a observação e o registo permitem recolher informações para avaliar, questionar e refletir sobre as práticas educativas (nomeadamente a gestão das rotinas, a organização do espaço e materiais, a qualidade das relações estabelecidas), sendo ainda essenciais para conhecer cada criança e a evolução dos progressos do seu desenvolvimento e aprendizagem. As informações recolhidas permitem fundamentar e adequar o planeamento da ação pedagógica. A realização da ação irá desencadear um novo ciclo de Observação/Registo-Planeamento-Avaliação/Reflexão."

E quando se observa com olhos de ver, nas mais pequenas coisa se nota como estamos a crescer:
  • Nos jogos de mesa, em tempo de brincadeira livre, a balança de pratos proporcionou ao D., uma boa oportunidade para adquirir noções matemáticas (neste caso de medida) quase sem dar por isso! Esteve empenhado em descobrir como equilibrar a balança e conseguiu :-)
  • No desenho, o JP demonstrou claramente estar a passar da garatuja nomeada para a figura tadpole. Desenhou diversas formas, inclusive a figura humana e nomeou cada uma delas :-)

  • A responsabilidade e iniciativa do R. estiveram em evidência, quando trouxe de casa recortes já preparados para hoje fazer uma colagem, o que fez com empenho e envolvimento.
  • A criatividade da S. fez com que a sua marca de hoje no Quadro de Presenças fosse... uma flor :-)

Além destas pequenas-grandes coisas, ainda demos continuidade à construção do botão gigante, que segunda-feira irá albergar as nossas casinhas do pijama... tinha que ser pintado de amarelo!




- Porque não temos uma cor invisível
- Porque era a cor do botão que caiu...
- E porque é a cor dos nossos fixes!
Amanhã já termina mais uma semana... é sexta-feira. 
Até amanhã!

Comentários