Sonhos em botão...

Logo pela manhã era este o cenário para sonhar na Sala Fixe...
A história do Miguel falou-nos disso mesmo, dos seus sonhos e da forma como conseguiu realizá-los!
Estivemos bem atentos e percebemos o que aconteceu: o Miguel gostava muito de desenhar, mas os seus pais, como já estavam habituados, não ligavam muito aos seus desenhos. O Miguel tinha o sonho de fazer uma exposição e, com ajuda da sua professora, conseguiu concretizá-lo na escola! Todos foram convidados e, ao verem expostos os trabalhos do filho, os pais aprenderam a valorizar mais o que ele fazia, os seus desenhos e o Miguel ficou muito feliz!
Mas o Miguel gostava tanto de sonhar que não tinha apenas este sonho... tinha muitos outros! E veio à nossa sala para nos contar quais eram. Eram tantos! 18, e cada um deles foi tirado da nuvem dos sonhos por cada um de nós :-)
Nós não lhe ficamos atrás... cada um desenhou também o seu sonho numa folha-nuvem!
Surgiram sonhos muito variados, uns inspirados nos do Miguel e outros não... mas sobre isso iremos continuar a falar amanhã! Por isso estes sonhos ainda estão em botão ;-) e vão crescer, ainda para mais que agora temos na sala este recanto tão bom para sonhar...
Hoje a hora da novela mudou, foi de tarde e foi lido o oitavo capítulo pela Marta:
A que se seguiu o respetivo registo gráfico no quadradinho nº 8.

Houve tempo para iniciar a confeção do nosso botão gigante, aquele que vai receber todas as casinhas do pijama no dia 20... que está a ser feito com a técnica do papel-maché:
Ainda fizemos jogos com botões, tal como aconteceu na sala lilás com a Maria e a Matilde do livro da Missão Pijama... foram jogos matemáticos, que realizamos em pequenos grupos, com fixes de diferentes idades:
A proposta era organizar os botões em conjuntos por diferentes atributos: tamanho, cor e número de buracos... e nós respondemos ao desafio. 
No primeiro organizamos numa linha todos os botões pelo seu tamanho, do maior para o menor e também o contrário:
No segundo formamos conjuntos olhando às cores dos botões, enquanto no terceiro desafio o fizemos tendo em atenção o número de buracos: 4, 2 ou nenhum buraco!
Foi um dia cheio de sonhos... e de botões! Até amanhã... vai haver mais :-)

Comentários