Uma sexta-feira atarefada...

É sexta-feira, o dia começou com o II capítulo da "novela do Pijama"...
- É parecido com a novela, porque dá um bocadinho todos os dias!
E é mesmo!  ;-)
Tal como nas novelas, com o livro "O botão invisível" também nós revemos um bocadinho do que aconteceu ontem, para depois ficarmos a saber o que acontece hoje...
Mas como o dia foi bastante atarefado, quando demos por ela não tínhamos feito o registo em BD desta parte... 
- Não faz mal! Fazemos na segunda-feira quando lembrarmos o que aconteceu antes!

Também nos dedicamos a fazer o tratamento de dados de outubro, pela primeira vez este ano... houve que contar presenças, faltas e luzinhas do coração e colocar esses números sob a forma de gráficos de barras, onde cada quadrado da matriz corresponde a 1 unidade:
"Os gráficos de barras, são mais abstractos do que os pictogramas, pelo que a sua utilização em JI depende do grupo e da orientação do educador. Estes gráficos, necessitam de um sistema de eixos perpendiculares e da escolha de uma unidade (geralmente um quadrado que pode valer 1, ou 10,…). O sistema de eixos dificulta a compreensão para algumas crianças, no entanto, observa-se, em muitas salas, crianças a preencher correcta e autonomamente, uma matriz criada pela educadora que resulta num gráfico de barras. Este gráfico apresenta num eixo a variável e no outro uma escala de medida das barras. O gráfico tem tantas barras quantos os itens e as barras encontram-se separadas porque se referem a itens de variáveis qualitativas ou quantitativas discretas. Pode apresentar as barras na vertical ou na horizontal." (In: "Sentido de número e organização de dados" Textos de apoio para Educadores de Infância, p.76)

Brincamos e criamos coisas, como acontece todos os dias, com iniciativa e criatividade. 
Coisas fixes como estas, por exemplo:
O plano da S. foi fazer um Mickey e levou-o a efeito com envolvimento e persistência, demonstrando autonomia, capacidade de resolver problemas e de superar obstáculos: 
- Reparei que com a fita-cola não fica bem colado e as orelhas abanam. Podes ajudar-me a tirar para por aqui outra cola? Também preciso de olhinhos de mexer e botões brancos...
- Botões brancos não temos, mas podes fazê-los tu, achas que consegues?
- Sim, vou usar um bocadinho de papel branco e desenho-os!
Também a M. se dedicou a fazer uma colagem usando as massas do Halloween...
- Olha, fiz uma colagem com padrões!

Dedicamos algum do nosso tempo a recortar e montar as casinhas do pijama que seguiram para casa, juntamente com o panfleto explicativo do projeto da Mundos de Vida em que colaboramos mais uma vez. Podem conhecer mais sobre esta iniciativa, que pretende ajudar crianças que não têm uma família para viver, clicando aqui.
Os mais crescidos recortaram sozinhos o kit da casinha, mas os pequenitos precisaram de um adulto que o fizesse por eles... para que a casinha se segurasse em pé ;-)
Ficaram todas prontas! Sim, porque o E. certificou-se disso, contando-as várias vezes: 18!

O dia terminou em festa, mais uma vez. 
Hoje foi a prof. Paula que fez anos e trouxe um bolo muito giro da Minnie para partilhar com todos. Nós também quisemos fazer-lhe um presente, foi um livro de desenhos, o que a nossa presidente lhe entregou...
A festa foi animada: houve "parabéns a você", lançamento de foguetes e até um desejo pedido trincando a vela debaixo da mesa... foi muito divertido!
De parabéns esteve hoje também o nosso Coordenador, o prof. Hélder.
Desejamos felicidades aos dois neste dia de duplo aniversário!

E a todos os que nos acompanham aí desse lado, um excelente fim de semana.


Comentários