A Paz, Montessori e a Arte

Hoje era dia de Educação Física e fizemos as atividades motoras de forma diferente, organizando-nos em dois grupos mais pequenos, pois hoje já éramos 19 e a sala não é muito espaçosa.


Era também dia da visita mensal à Biblioteca Municipal Itinerante, visita essa que fizemos entre os pingos da chuva... tivemos sorte e não nos molhámos!
E não podia deixar de ser dia de brincadeira, como são todos os dias ;-)
A casinha das bonecas esteve bem animada, com a introdução da "nova coleção" de Inverno (bem mais quentinha) e do fato de polícia. Agora já temos um Sr. Agente para pôr ordem na casa... ou não!  ;-)
Mas mesmo sem fatos de polícia, houve por cá uma grande investigação. 
Faltaram alguns cartões individuais, dos que usamos para planear no Quadro de Atividades e três de nós resolveram ir buscar as lupas disponíveis na Área das Ciências, para percorrer toda a sala à lupa, a ver se os encontravam... mas nem assim! Grande mistério...
Entretanto, na área da biblioteca houve espetáculo :-)
Duas meninas resolveram apresentar "A galinha ruiva" a quem quis sentar-se para assistir. A professora esteve lá e mais alguns se juntaram, curiosos, para ver o que iria sair dali. 
Todos viram como estava bem organizado, uma contava a história pelo livro, enquanto a outra ia colocando as respetivas imagens no flanelógrafo. 
Temos que fazer isto mais vezes!
Ainda na área da biblioteca, o quadro branco que só tinha sido usado como quadro magnético, hoje ganhou uma nova função, com a introdução de materiais de desenho para este tipo de superfície: canetas e apagador. Foi uma nova e diferente experiência de desenho, para grandes, médios e pequenos!

Já de tarde, em conjunto com a sala dos amigos, abordamos um assunto que se atrasou um pouco em relação ao seu dia... a Paz, que se comemora sempre no primeiro dia do ano. 
Mas o tempo não estica e por isso não chega para tudo o que queremos fazer e temos que fazer opções. Começamos por ver uma PRÉ História que a nossa professora preparou:
Conversamos sobre a Paz, não só a que está fora de nós mas, e tal como queria o rei, a Paz interior, que está no nosso coração, não importa o que acontece cá fora. 
Essa é a mais importante!
Já tínhamos conversado sobre a criação de uma área comum, no hall entre as duas salas, a Área da Paz, inspirada na Pedagogia Montessori e na sua mesa da paz. Sabem o que é?
Pode ser uma mesa, uma área, uma sala, um canto, um cesto…
É um instrumento que ajuda à reflexão e à resolução de conflitos (internos e externos)
É um lugar para onde se vai de forma voluntária, não é um castigo camuflado de respeito
É uma ferramenta que permite aproveitar cada situação para explorar e desenvolver a inteligência emocional
Esta área deve ser utilizada de forma autónoma, embora para crianças menores de 4 anos possa ser necessária a presença de um adulto que funcione como mediador.

E eis que começou já a nascer a Área da Paz no nosso Jardim de Infância...
Está a ficar linda... e no cesto tem diversos materiais que exploramos, um a um, para os conhecermos e aprendermos a usar:
Uma caixinha de música, uma ampulheta, um espelho, um pote da calma, um globo de neve, um conjunto de imagens das diferentes emoções (medo, tristeza, felicidade, surpresa, nojo/aversão, raiva, desprezo, felicidade), mandalas da paz para colorir, uma coluna Bluetooth para escutar música calma, uma caixinha com cartões de estratégias para acalmar, um pau de chuva, um caleidoscópio, um sino, um saquinho de aroma de rosas...

Agora quando nos sentirmos aborrecidos, nervosos, preocupados ou estivermos muito agitados, esta área da Paz pode dar-nos uma ajuda, para aprendermos a encontrar a nossa paz no coração. Obrigada à mediadora educativa Selma Rego pelas dicas ;-)

E então fomos fazer como os artistas da história... pintar a nossa paz! E o que é certo e que não há duas pinturas iguais, cada um pintou a Paz à sua maneira e sabe explicar porquê...

Aqui deste lado foi assim o nosso dia... mas do outro, na Sala dos Amigos, as coisas também estiveram animadas! A propósito do seu projecto de empreendedorismo, a sala está toda em obras e até receberam a visita de uma Engenheira Civil para falar sobre segurança no trabalho!
É que os Amigos andam muito empenhados em reformular a sua biblioteca e estão a trabalhar para isso, com capacetes e tudo, com muito empenho... até dá gosto ver!
Até amanhã!

Comentários