Combinações ;-)

Hoje o dia iniciou-se em torno das surpresas... das de casa e também das da nossa caixinha!
Sabem? As terças são os dias de trazer surpresas de casa... quem quer, é claro!
Combinamos assim, porque todos os dias estava a ser uma grande complicação. 
Há que mostrar, um a um (quem leva) e partilhar (deixar os outros verem/mexerem) e isso leva tempo. E com as coisas que levam tempo é preciso saber esperar. 
Saber esperar também se aprende e exige paciência, que é uma coisa que alguns de nós ainda não conseguem ter. Daí esta nossa combinação das terças ;-)
Sabemos que é muito importante saber esperar e que nos vai fazer falta durante toda a vida!
- Temos que esperar no médico...
- E no supermercado.
- Temos que esperar quando a mãe está ao telefone...
- Temos que esperar quando tu estás ocupada, porque não és como o polvo...
- E temos que esperar pelos outros! Para eles falarem e não interrompermos.
Esperar pela nossa vez, de falar ou de fazer, é reconhecer os outros com os mesmos direitos que nós temos, é começar a ver que o mundo não gira à nossa volta e que todos precisam de atenção. Tal como precisamos de aprender a ser, a estar e a fazer, também é necessário e muito importante que aprendamos a esperar... sem desesperar!

E depois de vermos as surpresas de casa, abrimos a caixinha e tiramos esta:
Um livro, em semana da leitura... pois claro!

Como já sabemos que se podem ler as imagens e as letras, começamos por ler as imagens, analisando e interpretando o que estaria a acontecer em cada página.
Identificamos as personagens da história e os locais onde esta se desenrolava; identificamos também alguns estados de espírito, de acordo com as expressões das personagens... 
Afinal há tantas coisas que as imagens nos contam, se as soubermos ler!

Depois passamos ao texto, que foi escrito em quadras, portanto tinha muitas rimas.
Apesar de longa, acompanhamos a leitura do princípio ao fim e conseguimos recontar as partes fundamentais do enredo. Quando passamos a combinar o registo, alguns acharam que era difícil, por isso pediram a ajuda de imagens. Assim, decidimos sequenciar a história:
Uma tarefa para os mais crescidos, que estiveram a observar, recortar, colocar na devida ordem e depois a colar na folha a sequência simplificada da história. Alguns ainda conseguiram contar a história à educadora, para registar por escrito a nossa narrativa, outros fá-lo-ão amanhã... também os mais pequenitos se dedicarão ao seu registo amanhã, mas ainda o vamos combinar ;-)

Houve brincadeiras e produções (não houve foi máquina para registar tudo, pois a bateria falhou!)... o A. fez um desenho livre sobre a Rua das Formas, uma canção da nossa amiga Alda e o D. descobriu o prazer de pintar, de tal forma que até quis repetir ;-)
De tarde exploramos uma técnica para criar borboletas a 3 dimensões... origami/kirigami.
Não podemos é revelar ainda para que vão servir... tal como esta (e outras) ilustrações personalizadas que combinamos realizar.
Hoje foi também dia de recebermos visitas: um (candidato a) fixe veio rever amigos e passou connosco parte da manhã. Quando se despediu, ficou combinado que voltaria ;-)
E por hoje é tudo... não há mais nada para mostrar, a máquina não deixou!
Até amanhã!
Atenção:
Malta fixe de 5 e 6 anos terá que estar na escola até às 9h10m, pois amanhã é dia de patinagem e iremos para o Salão da Junta de Freguesia onde a aula começa às 9h30m.
Combinado?

Comentários