A semana começou com as novidades habituais, mas desta vez o futebol esteve em destaque... há por cá uns fixes azulinhos que hoje estavam mesmo muito satisfeitos ;-)
Estas conversas levaram-nos a questões importantes, como o comportamento dos adeptos, nos estádios, fora deles e até mesmo em casa.
Os adultos são os nossos modelos, por isso têm que nos dar bons exemplos, certo? ;-)
Não se esqueçam disso, aprendam com as crianças:
Falamos também do Dia Mundial da Voz que hoje se comemora, com o objetivo de alertar para a importância da voz e dos cuidados necessários para a preservarmos.
A hora do conto trouxe-nos um vídeo com uma PRÉ História da autoria da nossa educadora, contada pela colega Raquel Amorim numa das suas intervenções na rádio... que nos permitiu perceber melhor porque a voz é tão importante e o que podemos fazer para cuidar bem dela...
Durante o reconto não foi difícil perceber que a história foi compreendida:
- A Gabriela era chata e cansava as pessoas, porque estava sempre a falar, não escutava ninguém, interrompia as conversas e até gritava!
- Isso chama-se ser tagarela!
No final as coisas mudaram e a Gabriela aprendeu a lição. Como é que isso aconteceu?
- O médico mandou os pais levá-la à sala dos espelhos e ela falou muito, a pensar que estava a falar com outras pessoas. Depois começou a achar que elas eram malcriadas, porque estavam sempre a falar sem parar e foi então que reparou: não eram outras pessoas, era ela, a Gabriela.
A partir dessa altura...
- A Gabriela começou a falar menos e mais baixo e já não interrompia as pessoas. Deixou de ser chata e os amigos já não tapavam os ouvidos!
Também visitamos, ainda que virtualmente, a fábrica da voz, para percebermos melhor como ela é produzida no nosso corpo:
Este vídeo tem algumas imagens do nosso corpo por dentro e alguns de nós acharam que fazia um bocadinho de impressão... mas todos ficamos a conhecer melhor os 3 andares da fábrica da voz:
- o primeiro, que fornece a energia (pulmões)
- o segundo, que dá as ferramentas (cordas vocais)
- o terceiro, onde a voz toma forma e as palavras se articulam (os lábios, dentes e língua)
Mas não passamos todo o dia nisto... brincamos e também aprendemos uma nova técnica de pintura, a que chamamos "pintura por um fio"
Isto porque é o fio que pinta!
Trata-se de uma pintura simétrica (tal como a pintura de espelho, que já fizemos noutra altura), isto é, é igual dos dois lados da folha!
De tarde brincamos no exterior, aproveitando o bom tempo :-)
Esta semana será assim, pois está previsto sol e um bocadinho de calor... que bom.
O dia terminou com festa de aniversário na outra sala, a M. fez 4 anos!
Por hoje é tudo, até amanhã!
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.