Viana Florida... em Vila Franca, a terra da flor

Já no dia (de aulas) ao ar livre tinham surgido alguns indícios daquilo que ia nas nossas cabeças... mesmo nas dos mais pequenitos! 
Os mini-cestos que vão ser levados pelas meninas e os mini-andores que vão ser transportados pelos meninos este domingo, dia 20, na Festa (das rosas) das crianças, surgiram espontâneamente nos desenhos em prancheta que fizemos lá fora (no caso dos meninos, até já formaram equipas de 4 elementos, todos mais ou menos da mesma altura, para que o andor fique bem equilibrado)! E na sala, nesta sexta-feira, voltou a acontecer:
Entretanto no recreio, as meninas do primeiro ciclo, que também vão participar, começaram a ensaiar... com um pneu a servir de cesto! 
Na verdade, esta não é uma tarefa fácil e elas demonstraram sentir o peso da responsabilidade :-)
Vai valer a pena ver, ao vivo e a cores, os mais pequenos a desfilarem na sua festa!
Mas este foi também, e de novo, um dia especial...
Estando esta freguesia tão ligada às flores e comemorando-se em Maio "O festival das flores - Viana Florida", entendeu a Câmara Municipal em parceria com o CMIA, que seria interessante que as freguesias que têm festas com flores partilhassem as suas tradições com outras, que não as têm. Foi nesse âmbito que recebemos a visita da escola de Nogueira...
Presentes estiveram, além de toda a comunidade escolar, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia, o sr. Presidente da Associação de Pais e Raul Pereira, autor do livro "Dentro de um cesto de rosas", recentemente apresentado, que recolheu material durante mais de dois anos para a candidatura a Património Cultural e Imaterial Nacional. É, pois, com grande orgulho que a nossa Festa das Rosas passou a ser a primeira festa do concelho a constar neste Inventário :-)
Neste evento estiveram ainda uma mordoma e uma bordadeira de cestos, que explicou algumas das técnicas que utiliza no seu trabalho:
Foi sem dúvida um momento de partilha importante e agradável para todos!

A educadora aproveita para avisar que estará ausente grande parte da próxima semana, por motivo de falecimento de familiar próximo, ficando as crianças da Sala Fixe apoiadas pelas assistentes de ação educativa, com a supervisão da colega da outra sala. Até breve.

Comentários