De Portugal a Camões e dos finalistas aos brincalhões ;-)

Estamos de volta para a última semana na sala fixe, a que se seguirá, a Colónia Balnear (costumamos fazer praia duas semanas, mas este ano estivemos à espera do bom tempo ;-)
Contamos as novidades sobre o fim de semana e de seguida planeamos esta, pois há muito o que fazer antes de irmos de férias para a praia :-)

Também lembramos que ontem foi feriado e recordamos o porquê...
Conversamos sobre os símbolos de Portugal, como o Hino (que cantamos) e a bandeira e conhecemos melhor porque é que é assim... depois lembramos Luís de Camões e vimos um bocadinho da história da sua vida, que não é muito conhecida.

Fonte da imagem

O E. perguntou então:
- E onde foi parar o olho do Camões, quando ele o perdeu?
Discutimos o assunto e concluímos que, como foi numa batalha que isso aconteceu e era o tempo em que se usavam espadas, deve ter ido pelo ar, caído no chão... e perdeu-se!
Mas nunca vamos saber ao certo...
Curiosos sobre o facto de ele ser poeta, a professora deu-nos a conhecer uma das suas poesias, musicada por Zeca Afonso, um grande cantor português...


Esta música fez alguns de nós ficarem emocionados, de lágrimas nos olhos!
- Porque é triste...
- Mas é muito bonita!

Depois do lanche os nossos três finalistas ocuparam o seu tempo a construir as cartolas que quiseram fazer e escolheram cada pormenor, das cores, à decoração:
Desenhar, recortar, dobrar, colar e decorar foram as tarefas que tiveram que desempenhar.
Seguiu-se a preparação do Livro de Memórias, começando pela carimbagem de mãos e de pés...
A esta última chamamos Pintura de Chulé ;-)
Com tudo isto a secar, passamos ao registo da auto-avaliação...
Mas claro que houve tempo para as brincadeiras... e para o reencontro de amigos que estiveram de férias e tinham saudades!
A área das Ciências foi muito procurada, os robôs magnéticos continuam a atrair... bem como os jogos de chão e o computador, onde descobrimos mais um vídeo sobre os efeitos nefastos do plástico:


Há que reduzir embalagens, sacos, copos, palhinhas, garrafas... e voltar a usar o vidro, o tecido e tudo o mais que é lavável e reutilizável.

Atenção ao recado que seguiu no vai-vem.
Amanhã os nossos finalistas irão passar o dia no primeiro ciclo, o horário é das 9h15m às 16h, por isso vão sair mais tarde um bocadinho.
Aproveitamos para pedir os livros da Biblioteca Municipal Itinerante, que virá na quarta-feira fazer a última visita deste ano.
Até amanhã!

Comentários