Música, obras, ciência e festa!

Começamos com mais um, o penúltimo, ensaio para a festa de final de ano...
Durante mais de uma hora fomos dando música aos nossos colaboradores, que estavam, mais uma vez, a trabalhar para construir o nosso sonho!
Já tem paredes, como se pode ver!
Ainda realizamos a atividade prática experimental da maçã oxidada, que tanta curiosidade tem vindo a suscitar na hora do lanche! Assim ficamos a perceber porque é que a maçã escurece depois de cortada... e o que pudemos fazer para isso não acontecer.
Verificamos depois do ensaio que a maçã que ficou ao ar, escureceu, tal como a que ficou fechada com o elástico; a que levou sumo de limão não escureceu, nem a que ficou mergulhada na água...
O A. achou que era por causa do oxigénio e tinha razão, pois a explicação científica diz-nos que quando a maçã entra em contacto com o oxigénio do ar, há uma reação entre este e os compostos da maçã (polifenois) e forma-se melanina, um pigmento castanho. O sumo do limão foi um inibidor dessa reação química.

Continuamos os preparativos para a inauguração, fazendo as bandeirinhas coloridas para decorar o espaço, com a colaboração das nossas Martas :-)
O dia terminou em festa, com o aniversário do E., festejado na companhia do pai Ricardo e do irmão Rodrigo, também ele um fixe (de 2ª geração)!
O bolinho estava delicioso! Muito obrigada e parabéns a esta família fixe ;-)
Até amanhã!

Desde já avisamos que as obras, que hoje decorreram todo o dia, continuam amanhã e sábado, pelo que se agradece aos colaboradores que puderem colaborar, tal como fez hoje o pai do V.

Aproveitamos para reforçar o pedido para que cada criança (fixes & amigos) traga um saquinho (identificado com nome) com o calção de banho e uma toalha. Como está calor, amanhã vamos fazer uma brincadeira alusiva à Colónia balnear, que se inicia segunda-feira  Vai ser super-fixe! :-)

Comentários