Dos alimentos às plantas e das plantas ao coração!

Começamos bem cedinho ao redor da mesa grande, recebendo beijinhos enviados pelo frade que continua a sua viagem e conversando sobre a origem dos alimentos: chegamos à conclusão que alguns vêm das plantas e outros vêm dos animais.
Conseguimos identificar, através de imagens, alimentos de ambas as origens, mas tivemos de interromper porque, entretanto, tinha chegado mais uma visita!
Desta vez foi a mamã amiga do JA, que é engenheira agrónoma, que veio conversar connosco (fixes & amigos) sobre as plantas e também sobre o futuro da nossa horta...
Vimos como as plantas são constituídas e do que precisam para viver; ficamos a saber que há alturas para semear/plantar e que existe um calendário que nos indica o que devemos semear/plantar em cada um dos meses do ano!

A mãe do JA também nos disse que a nossa "horta de avós e netos" precisava de ser melhorada, para poder produzir mais! Os canteiros deveriam ter mais terra, para que as raízes fossem buscar melhor o seu alimento. Por isso, este ano antes de semearmos/plantarmos, vamos ter de resolver esse problema!

De volta à sala, em pequeno grupo começamos a registar o que tínhamos visto e aprendido; resolvemos usar materiais da Natureza, que tínhamos na nossa área dos projetos, para construir uma árvore com todas as partes que a compõem: raízes, caule/tronco, ramos, folhas, flores e frutos...
Faltam-nos só os três últimos!
Entretanto... "as crianças, em pequenos grupos, a pares ou sozinhas, distribuem-se pelas áreas da sala de acordo com o seu plano de trabalho, anteriormente registado no mapa de atividades." (Peres et al.) E algum tempo após o início das atividades livres, geralmente começam a chover pedidos como este:
- Fessora, tira uma togafia ao meu sol! - pedia a B.
E atrás do sol veio a borboleta e as construções de legos pequeninos, orgulhosamente exibidas por pequenas mãos.
Foi só de tarde que pusemos o corpinho a mexer, hoje com o jogo do coração saudável: atiramos a bola às imagens e reproduzimos o exercício que calhava!
Puxamos bem pela nossa máquina, o coração :-) e assim terminou este dia!
A nossa aula de música de amanhã será às 10h. Até amanhã...

Comentários