Música e matemática: do cheirinho a Natal ao gráfico circular

Esta semana temos as estagiárias connosco todos os dias, ao contrário do que é habitual... :-)
é a semana intensiva da Mariana e é também uma oportunidade de fazerem connosco aquilo que nunca fizeram: as rotinas e atividades de quinta e de sexta-feira.

Ontem tomamos decisões importantes quanto ao(s) projeto(s) de empreendedorismo a desenvolver e hoje a Mariana trouxe-nos uma proposta para fazermos o tratamento desses dados: era um círculo, com muitos risquinhos:
- É uma roda dos alimentos! 
- A roda dos alimentos tem assim tantas "fatias"?
- A da cantina não...
E fomos contar quantas eram: 23
- É uma para cada um de nós!
- Pois, pode ser uma pizza...
- Ou um bolo!
- E porque não uma roda de bicicleta??? É parecida ;-)
A Mariana explicou-nos então o que era: um gráfico.
Já estamos habituados ao gráfico de barras, mas este era bem diferente!
Cada parte (fatia) iria representar a escolha de cada um através de uma cor (uma para cada projeto). E começamos a colorir de acordo com esse código, cada um a sua parte...

Entretanto chegou a hora do lanche, pois fomos os segundos na aula de música e a prof. Marisa estava a chegar... enquanto não chegava fizemos brincadeiras engraçadas com a Daniela, para passar um bocadinho de tempo:
Jogamos com mímica, marchamos à volta da mesa grande e fizemos penteados... até tranças, que é difícil (só possível com a experiência acumulada do ano anterior)!
Entretanto começou a aula...
Falamos do Natal que está a chegar e dos preparativos que temos que realizar... 
e começamos a escolher e a ensaiar a nossa apresentação para o dia da festa, que vai contar com uma avozinha especial: a nossa D. Maria Zaida, que logo espreitou à porta!

Fizemos as primeiras decorações, o pinheirinho e o presépio, que estavam já registados no planeamento em diário de grupo:
Nas áreas, a escrita espontânea surgiu num postal de parabéns para um papá fixe e também no quadro branco, onde escrevemos por nossa iniciativa vários nomes de malta fixe ;-) 
Dedicamo-nos também à expressão plástica, amanhã é dia de guardar as nossas produções e alguns de nós esquecem-se de passar na pintura, no desenho, ou no recorte/colagem...
Os carimbos novos fizeram as alegrias de muitos... houve quem fizesse gráficos com eles, mas não circulares, gráficos de barras!
E pronto, por hoje é tudo... foi mais um dia dentro de portas, pois fartou-se de chover!
Até amanhã...

Comentários