O São Martinho está a chegar... (mas o Verão dele, nem vê-lo!)

O dia das surpresas começa sempre de forma bastante animada... o entusiasmo por partilhar com os amigos o que trazemos de casa é sempre grande!
O livro do P. tinha um mapa mundo onde conseguimos descobrir as três espécies de urso que já conhecemos: no pólo norte estava o urso polar, na China o urso panda e na América o urso pardo!
Depois a caixinha das surpresas trouxe-nos uma capa vermelha, para o que seria?
Alguém se lembrou que o vampiro tinha uma capa assim...
- Não é nada! A do vampiro é preta!
- Então pode ser do Capuchinho Vermelho, só que esta não tem capucho...
- Eu acho que é do São Martinho!
E não é que era mesmo? 
Dali a pouco havia um São Martinho Super Chefe na casinha das bonecas...
A par, houve outras coisas que planeamos nas áreas (mas andamos um bocado batoteiros no Quadro de Atividades e, às vezes, uns tiram o cartão dos outros, o que não deve acontecer). Conversamos sobre o assunto e resolvemos acrescentar mais uma "regra" ao nosso quadro... aqui está ela, desenhada pelo E.
Voltando ao São Martinho, através de um livro gigante (e muito giro!) recordamos a sua lenda, aos poucos e com o contributo de todos, pois muitas cabeças a pensar pensam melhor do que só uma e também porque um ano, para nós, é mesmo muuuito tempo e foi o tempo que passou desde que falamos nisto pela última vez.
Foi o mote para pensarmos que está aí a chegar o Magusto, que é a festa das castanhas e temos que preparar alguma coisa para as por... como sempre, quando possível, reutilizando material que de outra forma iria para o ecoponto.
Lá estivemos a por as cabecinhas a pensar sobre como usar uma garrafa de água de litro e meio para fazer um cestinho amigo do ambiente... e não permita que as cascas caiam no chão!
A chegada do correio recordou-nos que estamos em novembro e que vem aí o Dia Nacional do Pijama!
E, por falar em correio, a professora lembrou-se de outra coisa: de um convite que recebemos do eTwinning para integrar mais um projeto, o primeiro deste ano; chama-se Seasonal Art (Arte Sazonal) e pretende  fazer um intercâmbio de produções artísticas alusivas às épocas/festividades do ano, começando no Dia das Bruxas, passando pelo Natal, São Valentim e terminando na Páscoa.
Temos parceiros de toda a Europa, são professores e alunos destas escolas:
Lá estivemos então a fazer oito postais, desejando um Happy Halloween a todos eles, mesmo que atrasados! Afinal, já diz o ditado que vale mais tarde do que nunca :-)
E quando os mais crescidos receberam o seu pedaço de cartolina preta, conforme decidiram, para começarem... todos se transformaram, como por magia, em portáteis... e toca a teclar!
Só depois nos dedicamos a pintar/carimbar/desenhar, ao gosto de cada um, os diversos postais. Claro que também escrevemos os votos de Feliz Dia das Bruxas... mas em inglês.
No meio de tanta atividade, apercebemo-nos de que andava um grilo na nossa sala!
Devia andar perdido, mas como estava debaixo da mesa grande, se calhar pensava que era hoje o simulacro de sismo ;-) deixamo-lo em paz e ele lá foi à sua vidinhaa...
Até amanhã!

Comentários