Como a matemática se pode inspirar em Kandinsky...

Hoje as novidades são dois em um, mais uma vez...
Ontem o dia começou com as habituais surpresas que trazemos de casa e gostamos de partilhar com os amigos, é para isso mesmo que existe este momento todas as terças-feiras e que finaliza com a abertura da caixinha das surpresas depois de (bem) cantada a canção que faz a magia de a abrir!

Não fazia ruído... seria a surpresa feita algodão? de papel? ou de esponja?...
Não era nada disso, era de feltro, com 2 formas (quadrados só de 1 tamanho e círculos de 4 tamanhos) e 5 cores. 
Serviu para fazermos um desafio matemático inspirado em Kandinsky: formar, cada um, 1 círculo concêntrico como os do pintor. 
Só precisávamos cumprir uma regra: não repetir cores...
Não foi difícil e, à vez, todos conseguimos montar, sobre a peça quadrada, os 4 círculos, do maior para o menor, com todas as peças de cores diferentes. 
No final tínhamos 20 e todas juntas formaram um bonito painel!

Faltavam alguns ainda fazer as recriações do quadro dos círculos com pintura...
Depois de secos, colamo-los sobre cartolina, fazendo as nossas obras de arte, que decoram agora a área da paz...
E por falar em paz, hoje é o Dia Escolar da Não violência e da Paz, por isso, todos juntos Fixes & Amigos (que têm a sua educadora doente e alguns deles também) vimos este vídeo da PSP:

Nestes dois dias, como estão cá poucos Amigos (as melhoras para todos os doentinhos da porta do lado) temo-nos juntado na Sala Fixe para brincar juntos... é sempre uma alegria!
Nesse tempo dedicado a atividades e projetos de escolha livre, também demos continuidade às nossas mandalas personalizadas...
- Mas eu quero fazer duas mandalas! A das coisas que eu gosto e outra, das coisas que eu não gosto, porque tenho medo... - disse o B.
- Porque não? Claro que sim, podes fazer as mandalas que quiseres...
E assim surgiu a primeira mandala dos medos!
Porque sentir medo é natural na infância. Os medos existem e é papel dos adultos ajudar as crianças a entendê-los e a superá-los. Falar e desenhar sobre isso pode ajudar...
Também alguns dos mais pequeninos pediram para fazer a sua :-)
Entretanto, na área da pintura, surgiu uma pintura colaborativa, que conta uma história... que foi contada também em conjunto!
Era um senhor que estava na praia, porque estava sol, vês? É aqui em baixo, na areia, debaixo do guarda-sol e ali estão as escadas para sair da praia, tem a estrada ali em cima. Então esta senhora saiu agora de casa para ir à praia, por isso vai sair desta pintura (da esquerda) e vai para esta (a da direita) ter com o homem!

Aviso:
Hoje as crianças de 5 e 6 anos não foram à aula de Patinagem por motivo de, durante a manhã, ambas as educadoras se encontrarem ausentes. Mais se informa que a educadora da Sala dos Amigos se encontra doente, estando previsto o seu regresso na próxima semana.

Comentários