Sonho cumprido: a caça ao tesouro dos piratas!

Um dia das surpresas em cheio... a mesa grande ficou mesmo cheia, tantas e tão grandes eram as surpresas de casa!
E quando a caixinha se abriu... saiu de lá uma surpresa ainda maior: 
- Vamos fazer a caça ao tesouro dos Piratas?
- Precisamos de palas para tapar um olho!
E lá vinham muitas, todas cor de rosa ;-)
- Não faz mal! Já sabemos que o cor de rosa é uma cor como as outras!
- Também precisamos de um mapa, para saber onde está o tesouro...
- E do tesouro, é claro!
- Está dentro de um baú...
Organizados em equipas lá fomos, feitos piratinhas, à caça do tesouro!
Tivemos que descobrir onde ficavam (dentro da escola) os diversos pontos do percurso e depois superar um desafio em cada um deles...
Um jogo de memória, outro de associação do número à quantidade, outro de formar padrões e ainda outro de movimento... até encontrar o baú!
 Equipa a equipa, com entreajuda, todos superaram os desafios!
 E foi muito divertido!
Alguns piratinhas que souberam fazer as melhores caras de mau foram promovidos a verdadeiros Capitães Gancho! Mas que aventura!
No final o baú veio para a sala, para se abrir e vermos o tesouro!
Só podia ser uma coisa muito rara... gulodices aqui, só mesmo de vez em quando!
Mas esta é uma semana especial, de despedida das nossas meninas, que nos permitiram viver este sonho de fazer a caça ao tesouro dos piratas, a terminar com um miminho :-)

Ao longo do dia, demos continuidade à construção do protótipo, colocamos a ponte Eiffel no local certo, bem como as casas e desenhamos as ruas; colamos a areia e fizemos o pontão onde iremos apanhar o barco, aquando da nossa viagem...
Nas áreas, as brincadeiras e a boa disposição do costume...
Nestes dias, na área da Paz temos colorido mandalas e alguns gostam tanto que elas acabaram. Sabem o que são?
Mandala significa círculo em sânscrito
Trata-se de um diagrama geométrico, isto é, um desenho de formas geométricas concêntricas (que se desenvolvem a partir de um mesmo centro).
A palavra também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia, e universalmente a mandala é um símbolo da integração e da harmonia.
Os primeiros registos de criação de mandalas datam do século VIII, na região em que fica localizado o Tibete. Desde o princípio esses desenhos eram usados na religião budista como uma forma de concentração e auxílio na meditação.

Quando pedimos mais cópias para colorir, a professora propôs fazemos mandalas de outra maneira, sem usar o desenho e com coisas que encontramos na sala: pratos de papel coloridos, pedrinhas, contas, pauzinhos, pérolas, brilhantes, missangas...
Então tentamos criar composições concêntricas, desenvolvendo-as do centro para as bordas, sobre um prato de papel. Curiosamente, houve vários meninos a escolher pratos cor de rosa e várias meninas a optarem pelos azuis... efeitos das últimas atividades e conversas!
E estão a ficar lindas as nossas mandalas de colagem...
Amanhã será um dia de despedida, o último dia de estágio das nossas meninas Mariana e Daniela. Mas não vamos ficar tristes, porque prometeram voltar...
Afinal, ainda faltam 3 sonhos para cumprir ;-) e vamos concretizá-los com elas :-)
Até amanhã!

Comentários