De volta às "lides" e às Artes...

De volta após a interrupção letiva partilhamos novidades e notícias, de casa e do mundo...
As viagens que fizemos, as tradições de Páscoa em que participamos, as brincadeiras em casa, as saídas e visitas a amigos e familiares, tudo isso foi partilhado em grande grupo pela manhã,  tendo-se seguido outra partilha, a das surpresas de casa...
O projetor de constelações que trouxe o JP fez sucesso e a boneca da IB, que veio despida, ganhou uma mantinha para se aquecer :-)
Alguns não sabiam o que eram constelações e a professora explicou (só um pouquinho) que são grupos de estrelas que, vistos da Terra, parecem formar figuras no céu. Se quisermos saber mais, vamos ter que pesquisar...
Então apagamos a luz, para ver o que projetava na mesa. 
Houve quem dissesse que era a Ursa Maior, mas não ficamos com a certeza ;-)

Planeamos o nosso dia, decidindo iniciar a autoavaliação individual, para integrar nos portefólios que irão a casa no dia da reunião de pais (que será na próxima segunda-feira, dia 29 de abril, pelas 18h).
"Enquanto protagonista da sua aprendizagem, é também fundamental envolver a criança na avaliação, descrevendo o que fez, como e com quem, como poderia continuar, melhorar ou fazer de outro modo, tomando, assim, consciência dos seus progressos e de como vai ultrapassando as suas dificuldades. 
É essencial que numa fase inicial o/a educador/a apoie a criança no desenvolvimento deste processo de autoavaliação, que a vai ajudar a aprender a prever o que quer fazer e, por conseguinte, a planear melhor." (OCEPE, 2016)

Conversamos sobre mais um dia especial que se aproxima e tomamos uma decisão importante! A este propósito voltamos ao mundo da Arte, neste caso a Pintura, revisitando Mona Lisa, a obra-prima de Leonardo da Vinci...
A que se seguiu uma pintora, a primeira mulher desta série de pintores famosos!
Veio por meio de um livro, como não podia deixar de ser, neste dia mundial do livro! 
Conhecemos então a história desta mulher, que tanto sofreu com os seus problemas de saúde, mas que sempre resistiu, sendo um exemplo de coragem e resiliência! 
Os seus quadros mais conhecidos são dela própria, auto retratos que fez, deitada na cama a ver-se ao espelho...
E claro, matamos as saudades dos amigos e das brincadeiras nas áreas...
 O D. esteve a decorar um bolo virtual para o seu aniversário, que será na próxima semana!
A M. queria brincar à cabra-cega mas a venda, feita com duas pálas de pirata, estava sempre a cair!
O dia terminou com a chegada de mais uma carta de um parceiro eTwinning no projeto "Seasonal Art", desta vez da Irlanda!
Até amanhã...

PS: podem ir trazendo os livros da Biblioteca Municipal Itinerante, porque ainda não sabemos quando vem (uma vez que a segunda quarta-feira do mês foi durante a interrupção) mas assim já cá ficam. Obrigada.

Comentários