Dia #5 "Mar e mar, prevenir para salvar"

É este o nome do projeto que a Coordenada Decimal - Associação de Nadadores Salvadores de Viana do Castelo (licenciada pelo Instituto de Socorros a Náufragos para a atividade de assistência a banhistas) desenvolve em articulação com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e que está a permitir a todos os jardins de infância do AEMO, que se encontram em época de Colónia Balnear, usufruir do acompanhamento de nadadores-salvadores.

Assim, hoje juntaram-se todas as crianças, educadoras e assistentes presentes na praia para uma sessão informativa sobre segurança balnear, com elementos da Coordenada Decimal...
Ouvimos coisas muito importantes, que todos devem saber quando vão à praia:

- Olhar as bandeiras, que nos indicam se podemos ou não tomar banho de mar...

- Cuidados com a exposição solar, tempos de digestão e mergulhos (no mar não se deve mergulhar).
- Ter muito cuidado com as brincadeiras na areia: os buracos podem tornar-se perigosos, pois as areias abatem e podem enterrar alguém; o mesmo sucede quando se brinca dessa forma (enterrando parcialmente crianças ou adultos); se as areias abatem podem ficar completamente cobertos e sem conseguir respirar.

- Na hora do banho, não entrar de repente (a correr) na água, pois as nossas águas são muito frias e pode dar-se um choque térmico, situação muito difícil de reverter e que pode causar a morte. 

- Devemos observar o mar e ter cuidado com os agueiros, zonas de correntes de retorno que podem tornar-se muito perigosas
Se não soubermos quais os locais seguros para tomar banho, devemos pedir ajuda aos nadadores-salvadores, eles estão lá para nos ajudar!
E é isso mesmo o que o José, o nosso nadador-salvador (ao centro na foto) tem feito estes dias, ajudar-nos a estar seguros na praia!
Assim podemos estar bem mais tranquilos e brincar à vontade...
Muito obrigada à Coordenada Decimal e à CMVC por esta parceria.
Até amanhã!

Comentários