1º dia de navegação...

O primeiro dia (mais a sério, a tempo inteiro) desta viagem dos nossos marinheiros fixes foi maioritariamente tranquilo... mesmo o dos mais pequeninos! Sim, porque nestes 25 fixesgente grande de 5 anos, gente média de 4 e gente pequena de 3 e gente pequenina de 2 😉. Sabem porque?


De manhã reunimo-nos só um bocadinho ao redor da mesa grande (que é pequena demais para nela cabermos todos!) para nos começarmos a conhecer, aprendermos os nomes uns dos outros e cantarmos juntos o Bom Dia 😊

Depois, o tempo e o espaço foram dedicados à brincadeira, às interações, às explorações e às descobertas, enquanto a tripulação ajudava, cuidava, acompanhava, dialogava, brincava e, enquanto isso, observava e escutava, tudo isto a quatro mãos e a quatro olhos!
Houve quem se dedicasse a descobrir porque é que o microondas não funcionava... e quem quisesse fazer pintura de dedos ou brincar com a caixa de areia e espalhá-la toda pelo chão! Mas houve também quem, logo de seguida, fosse buscar o apanhador e a pá e se oferecesse para apanhar tudo sem ter sido ele a sujar! Gente fixe é mesmo assim🙌
O vento esteve de feição e todos navegaram serenos até à hora do lanche: alguma confusão no reconhecimento dos pertences de cada um, mas tudo se resolveu e todos comeram a sua frutinha (alguns com um bocadinho de batotice 😒 por isso não estranhem). 
Depois de tudo arrumadinho fomos lá para fora, pois o bom tempo parecia chamar por nós!
Brincamos no exterior até à hora de almoço... 
Foi um momento agradável, em que os mais pequeninos demonstraram não ser nada "enjoados", nem sequer "atados"... uma surpreendente autonomia fez a refeição correr sobre rodas!
Mas o João Pestana😌 já espreitava, pelo que, para alguns, era tempo de repouso...
Num dia de tanto calor, soube mesmo bem esta bela sesta!
Acabamos por ficar lá fora o resto da tarde, brincando e partilhando com os Amigos da porta do lado um lanche especial de primeiro dia: pãozinho de leite!
Assim foi este nosso primeiro dia... na próxima semana iremos zarpar para mais longe e, quem sabe, começar a sonhar!?
Bom fim de semana famílias fixes :-)

Comentários