Música, movimento e (preparação do) Magusto!

Mais dois dias para revelar a quem, desse lado, nos está a acompanhar...
Ontem foi dia de Educação Física com as nossas estagiárias Joana e Ana. 
Como somos muitos, optamos por dividir o grande grupo em dois, para termos melhores condições de desenvolver as atividades. Primeiro foram os médios e pequenos...
E seguiram-se os mais crescidos...
Na sala, estamos a decorar as caixinhas para colocarmos as nossas castanhas no dia do Magusto que, como manda a tradição, se festeja já na próxima segunda-feira, dia de São Martinho.
Com cola branca e papel de jornal estamos a transformar as velhas embalagens tetrapack que trouxemos de casa, em bonitas caixinhas com dois bolsos: um para castanhas e outro para cascas. É o que se chamara reutilizar!
Nas áreas tem havido muita afluência às atividades de expressão... talvez porque se aproxima o final da semana, altura em que organizamos as nossas produções 😂
Surgiu mais um desenho com história dentro 😉
Um rato que faltou ao trabalho e foi passear... espreitou no trabalho (que era na lavagem automática de carros) e viu que um fantasma tinha ocupado o seu lugar!

Mas durante estes dois dias também houve muita brincadeira... a mala de médico que veio na caixinha das surpresas, trouxe as brincadeiras com o Sr. Doutor de volta à casinha das bonecas!
Os mais pequenitos demonstram cada vez mais competência e autonomia, estando a apropriar-se gradualmente da dinâmica da sala: já são capazes de escolher o que querem fazer e de ir buscar os materiais de que necessitam. 
Alguns já conseguem mesmo planear, colocando o seu cartão na área de atividade escolhida... nem que precisem de um banquinho para chegar mesmo ao lugar de cima!
Hoje, sendo quinta-feira, tivemos a visita da prof. Marisa para a habitual aula de música. 
A caixinha abriu com as melodias que inventamos e entoamos para ela, mas de lá não saiu o Sr. Manuel cabeça de papel (aquele que já sabe parar, para escutar!)... 
Saiu antes um relógio especial, um relógio que funciona com sopro!
Todos quisemos pô-lo a funcionar, mas para isso tivemos que encher a barriga de ar (não as bochechas) e soprar com força no ponteiro...
A prof. Marisa trouxe-nos ainda mais três amiguinhos da música, que intrioduziram três figuras musicais: 
  • o avô mínima, que anda devagarinho e fica muito cansado...
  • a mãe semínima, que anda mais rápido um bocadinho...
  • as filhas gémeas colcheias, que andam bem depressinha...
Ao redor da mesa grande fizemos os respetivos batimentos, também ao som da música.
Terminamos a aula repartidos em três grupos e a tocar três instrumentos musicais, entre eles um novo: o bloco de dois sons. 
Foi assim:
Hoje iniciamos a leitura do livro "Todos de Pijama". 
Estamos a 10 dias do Dia Nacional do Pijama, que pretende alertar para a importância de todas as crianças poderem crescer numa família.
Este livro, que se integra no Kit Missão Pijama, foi dividido em 10 capítulos, sendo um apresentado em cada dia, num momento de leitura em voz alta. 
Mas antes recordamos as personagens principais, a Maria, a Milu e o papagaio Quincas...
A história é esta, se a quiserem conhecer e o capítulo de hoje terminou na página 4. 


A proposta que se seguiu foi criarmos um pijama com super-poderes para nós!
Estivemos a conversar sobre o que é isso de super-poderes e achamos que é aquilo que têm os super-heróis, como o Homem-aranha, o Hulk, o Homem de ferro, o Batman, ou o Homem de gelo (e outros que a professora já nem se lembra... 😟)
Uns usaram o desenho e outros a pintura, mas para já estes ficaram prontos, já com a decisão do super-poder preferido!
Estão contadas as novidades dois em um!
Até amanhã... 
PS: não se esqueçam das castanhas, pois segunda-feira bem cedo têm de ir para a padaria para assar, se o tempo não permitir fazer fogueira.


Comentários