Uma história no guarda-chuva...

Logo pela manhã houve muitas, muitas novidades para partilhar. Entre elas, uma muito especial e feliz: a mana do G. nasceu e a família fixe cresceu 💓
E todos ficamos felizes também 😀 porque somos todos seus amigos!
Na hora do conto a Joana trouxe-nos uma história de um livro de Eric Carle intitulado precisamente "Amigos" e contado com uma técnica diferente... em dia de muita chuva, este guarda-chuva decorado contou-nos a história!
Era muito bonita e falava da amizade e da saudade que um menino tinha da sua amiga, de tal forma que fez uma grande viagem para a encontrar. 
Fez-nos lembrar outra história, do ano passado, "Vamos à caça do urso", pois este menino também teve de percorrer diversas etapas para atingir o seu objetivo. 
E se antes era para apanhar um urso, agora era para encontrar a amiga perdida...
A história foi depois recontada com recurso ao livro e colocadas por ordem no quadro magnético as suas diferentes etapas. 
Chegamos mesmo a pensar em sons diferentes que representassem o rio, a noite, a montanha, o prado de erva fresca, a chuva, a nuvem, a floresta e o jardim... tal como acontecia na caça do urso!
Desta vez não recriamos a viagem, pois o tempo também não está de feição... mas representamos todo o trajeto através do desenho! 
De cima para baixo e da esquerda para a direita, seguindo o sentido direcional da escrita, fomos representando, etapa a etapa, o que havia em cada uma delas. Como estivemos muito atentos, conseguimos memorizar e mobilizar esse conhecimento na nossa representação gráfica. Estamos a ser capazes de coisas mais difíceis, como os meninos crescidos😊

A manhã foi ainda ocupada na mudança dos quadros mensais, uma vez que chegou o mês de novembro. O mapa de presenças e faltas foi retirado e iniciado o respetivo tratamento de dados... primeiro fizemos as contagens de todas as presenças e de todas as faltas.
Depois, a proposta da Joana foi usar furadores de formas para obtermos tantas formas quantas o número total de presenças (a verde) e de faltas (a vermelho). 
Por fim, colamos todas formando uma coluna ao alto, ou seja, uma barra.
Foi uma maneira diferente de o fazermos e nós gostamos de coisas novas e diferentes😉
Até os mais pequenitos vieram pedir para fazer também!

Já de tarde, estivemos a decorar uns copos que vamos usar amanhã, para uma atividade musical. Recortamos e colamos restinhos de papeis autocolantes coloridos...
Trabalhamos a motricidade fina, exercitando os nossos dedinhos a retirar a película de trás. Primeiro parecia muito difícil, alguns diziam "não consigo!" mas como o senhor "Não consigo" não está autorizado a entrar nesta sala, todos tiveram que tentar e conseguiram! 
Já diz o ditado "a prática leva à perfeição" ✌

E pronto, é tudo por hoje, até amanhã!

Comentários