Alegria no "trabalho"

Mais um dia e uma nova semana, chegamos cheios de novidades para contar, mas estivemos bem menos do que é costume... andam por aí umas viroses a obrigar a malta fixe a ficar em casa!😕Mas quem cá esteve não deixou os créditos por mãos alheias e deitou as mãos ao trabalho 😉 senão vejamos:

Depois da história do Pinóquio que a Ana nos contou, fizemos como o Gepeto e construímos bonequinhos, ao gosto de cada um, com recurso a diversos adereços de madeira.
Amanhã vamos visitar quem faz deste tipo de trabalhos uma arte, o sr. António Barrosa, quase vizinho da nossa escola, que é artesão (trabalha a madeira à mão) e tem uma bonita exposição.

Paralelamente, um grupo de três fixes, que anda entusiasmado com os vulcões, começou a trabalhar à séria... fizeram pesquisas na internet, com ajuda da professora e viram alguns vídeos e imagens interessantes e esclarecedores:
Com isso perceberam algumas coisas, mas entretanto outras perguntas nasceram...
Como havia mais interessados em assistir, vimos juntos um vídeo ao início da tarde:
Era este, falava em inglês, mas a professora traduziu e aprendemos algumas coisas importantes que não sabíamos antes. Também combinamos fazer a experiência dos tipos de lava que vimos no vídeo, mas primeiro temos de preparar o que precisamos: um líquido para fazer de lava fina e outro para a lava grossa.

Entretanto fomos observando à lupa rochas trazidas do vulcão dos Capelinhos nos Açores e vimos que têm buraquinhos! Até conseguimos explicar porque isso acontece, pois tínhamos visto isso mesmo no video:
- São as bolhinhas, dos gases!
Por tudo isto foi necessário começar a registar tanta informação, para não esquecer.. até porque a prof. Célia pediu para, no final deste projeto, irmos à Sala dos Amigos fazer uma Comunicação. 😲
Afinal:
- O que já sabemos?
- O que queremos saber?
- O que queremos fazer?
O registo deste projeto nasceu e está a crescer a bom ritmo😊
Mas o dia não terminou sem pormos as mãos no barro... e nos sujarmos todinhos!
Havia que continuar o trabalho de sexta, moldando o cone do vulcão.
Sim, o nosso vulcão é de cone, mas já sabemos que há de outro tipo, de escudo.

                               Vulcão de escudo                                              Vulcão de cone
E que alegria!
Tal como nas áreas...
Os mais pequenitos interessados em fazer construções com os pedacinhos de madeira... e os mais crescidos interessados em fazer puzzles de 80 peças para cima ☝ ou um restaurante de pizzas, que surgiu cá dentro!

Por falar em restaurante, voltamos ao projeto de empreendedorismo👍
Depois do recado que foi para casa na sexta, recebemos da Sala dos Amigos os primeiros utensílios para a nossa cozinha/restaurante, para além dos trazidos pelo DB e pelo JP 😍
Foi um dia cheio de alegria no trabalho... como se pode ver pelo ambiente da sala:
Até amanhã!

Comentários