O problema do Gepeto... e outras coisas mais!

Hoje iniciamos o dia com música, primeiro com uma canção bonita e calminha do Inverno e depois com o ritmo alegre e mexido do Vira, que dá o mote às Janeiras deste ano.
E quando alguém chega menos bem-disposto, há logo uma mão amiga e um miminho para o confortar...
Juntamo-nos aos amigos da porta do lado para um primeiro ensaio conjunto, uma vez que se aproxima o "Encontro de Janeiras" da Junta de Freguesia, em que iremos participar em substituição do tradicional "Cantar de Janeiras à comunidade", que dinamizamos durante vários anos. Fica um "cheirinho" do que irão ver na próxima quinta-feira à noite:😉
Na sala, demos continuidade aos projetos de pequenos grupos: o avião e o vulcão.
O entusiasmo dos dinamizadores mantém-se e o trabalho está a evoluir no bom sentido!

O B. trouxe de casa 3 livros de pintores famosos: Degas, Botero e Paul Klee e explicou porquê:
- Eu trouxe estes livros para fazer os meus trabalhos! Vou fazer um desenho sobre este (Botero) e uma pintura sobre aquele (Klee).

E deu cumprimento ao seu plano, realizando primeiro a pintura (que colocou a secar antes de fazer os risquinhos cor de laranja) e depois o desenho:
- E são mesmo parecidos, não achas? É a laranja, o chão preto, a parede amarela, o pézinho verde e aqui, estás a ver? Pois, também fiz esta minhoca pequenina!
Já temos mais alguns nomes para juntar ao nosso mural de pintores, de que fazem já parte Frida Kahlo, Joan Miró, Wassily Kandinsky, Pablo Picasso e Vincent Van Gogh.

As construções fazem parte do nosso dia a dia, sempre muito procuradas. Hoje foi construída uma prisão. Estas fotos foram captadas em auto-gestão, pelos envolvidos no processo!
De tarde, dedicamo-nos a resolver uma situação-problema. Na segunda-feira conhecemos a história do Pinóquio, um boneco de madeira que foi construído pelo carpinteiro Gepeto. 

Ora o Gepeto estava a precisar da nossa ajuda, vamos lá explicar porquê:
O Gepeto mora numa casa que fica no meio de duas. Tem um vizinho do lado esquerdo e outro do lado direito. Quantos vizinhos tem?
Ele construiu este boneco usando (?) pauzinhos e 1 botão.
Se ele quiser construir 1 boneco para cada um dos seus vizinhos, quantos bonecos precisa construir?
E para construir esses (?) bonecos, de quantos pauzinhos vai precisar?


Para darmos resposta a estas perguntas começamos por selecionar o material necessário para construir 1 boneco...
Verificamos que eram necessários 5 pauzinhos e 1 botão para cada boneco.
Ora, como o Gepeto tinha 1 vizinho de cada lado, foi fácil perceber que eram 2.
Se ele desse 1 boneco a cada um deles, os bonecos também tinham de ser 2.
Contando os pauzinhos do boneco verificamos que eram 5, ora se ele precisava de 2, contamos 5 + 5 já sabemos que é igual a 10! 
E essa era a resposta que procurávamos: o Gepeto precisa de 10 pauzinhos para construir 1 boneco para cada um dos seus 2 vizinhos! Já pode ficar descansado que a madeira chega 😂
Por fim, passamos para o papel o nosso raciocínio...



No final, o nosso placar ficou repleto com tantos bonecos de madeira!
Até amanhã!

Comentários