"O Mercado da Roda dos Alimentos" veio cá...

Hoje foi tudo novinho a estrear: um novo mês, uma nova semana e um dia lindo para desfrutar 😄 não estava frio, mas por cá estavam - 8 😝 (fixes). Isto porque estão de regresso alguns doentinhos, mas entretanto ficaram outros. Este ano os vírus não a querem largar a nossa sala...

Chegamos com novidades para contar sobre o fim de semana e só depois chegou a hora do conto, que nos trouxe um livro da Coleção "Pedro" mas, antes disso, houve que preparar o Mapa Mensal de Presenças de fevereiro e os planos individuais desta semana dos mais crescidos... a prof. Rosa deu-nos uma ajudinha!
Este Pedro não gostava de fruta e legumes, só de refrigerantes e guloseimas, mas um sonho mudou a sua vida para muito melhor 😉 
A propósito recordamos a Roda dos Alimentos, pois hoje de tarde iríamos receber uma visita da Equipa de Saúde Escolar (hoje nós, amanhã os Amigos), uma atividade integrada no PAA e intitulada "Mercado da Roda dos Alimentos". Observamos cada família de alimentos e vimos que todos os que se encontram nesta roda são saudáveis!

Nas áreas, enquanto uns concretizavam os seus planos...
E chegamos cheios de vontade! As colagens, as pinturas e os desenhos nasciam por todo o lado... até alguém disse, admirado:
- Olha! Hoje estamos todos a trabalhar!😮

A área dos projetos estava, como quase sempre, preenchida: um par formou a equipa do projeto do avião e dedicou-se a pintá-lo... conversando e negociando como e de que cor o iam fazer.
Do outro lado da mesa estava um trio, a equipa do projeto do vulcão, que se dedicou a escolher as cores para o pintar... mas aí surgiu a dúvida:
- É cinzento, da cor da lava quando seca, ou castanho, da cor das montanhas?

A professora sugeriu observarmos um vídeo do nascimento de um vulcão, foi este aqui.
Assim ficamos a perceber porque existem várias camadas nos vulcões (por dentro), como se vê nas imagens que aparecem nas nossas pesquisas:

Assim resolvemos pintar a parte de cima de cinzento (cor da lava seca) e a de baixo castanha (cor da terra). 
Mas não havia cinzento na pintura e tivemos de pensar como o fazer... a IB deu uma ajuda:
- Misturem branco com preto!
Foi o que fizemos, acrescentando mais preto, para ficar mais escuro ou mais branco, pra clarear...
No final decidimos pintar o chão de verde, pois era relva e assim parece estar terminado mais um projeto decidido por nós!

De tarde, depois das corridas ao sol e das minhocas encontradas na terra....
Fomos para a sala polivalente participar na já referida atividade de Saúde Escolar:
 Havia duas rodas: uma de alimentos saudáveis... e outra de alimentos não-saudáveis! Ah! Agora já percebemos porque é que na nossa não aparecem esses alimentos pouco saudáveis, como bolos, bolachas, chocolates e outras guloseimas com açúcar! 
Porque estão todos na outra 😝
A equipa de Enfermeiros foi muito simpática e ajudou-nos a fazer o jogo do mercado:
Íamos ao mercado e escolhíamos que alimento comprar, mas depois tínhamos de o situar numa das duas rodas!
 No final identificamos com o sinal respetivo qual a saudável e qual a outra...
 Terminamos cantando uma divertida canção, acompanhada do toque de maracas!
Foi assim:
Então até amanhã...

Comentários