Continuando a ser crianças... com regras anti-Corona ;-)

O dia de hoje retomou alguma da normalidade anterior à pandemia... 
Conversamos, fizemos escolhas e tomamos decisões quanto a materiais e a rotinas diárias (se fazem ou não sentido agora, nas atuais circunstâncias) e determinamos algumas mudanças.

Os materiais das áreas de jogos foram selecionados para utilizar à vez, seja nos jogos de chão, seja nos jogos de mesa, para poderem ser higienizados no final da utilização.

Dividimos e etiquetamos chapéus, para ficarem todos separados num organizador e contamos com a colaboração de todas as nossas assistentes para dar cumprimento à devida higienização.
Apesar de não trazermos as habituais surpresas de casa para partilhar com os amigos à terça-feira, a caixinha das surpresas abriu-se... e trouxe mais uma história do elefante Elmer, desta vez com o arco-íris!
Wook.pt - O Elmer e o Arco-íris

O Elmer ficou triste quando descobriu que o arco-íris perdeu as cores e decide ajudar, com o apoio dos animais da floresta para encontrar o seu extremo. Mas o que será que vai acontecer se o Elmer der as suas cores ao arco-íris? 
Estivemos atentos, notou-se que gostamos muito desta história, que recontamos depois sem dificuldade ao VR, que chegou um pouco mais tarde.

Então lembramo-nos do Corona Vírus e de como o arco-íris foi um sinal de esperança para todos quando ficamos fechados em casa... e, por falar nele, vieram a propósito as novas regras que agora é preciso existirem, para que tudo corra bem. 
Fomos verbalizando as que achamos importantes e, após o lanche, cada um registou a sua...
Estas são as REGRAS ANTI-CORONA VÍRUS, que definimos por sentirmos necessidade e que agora teremos de tentar sempre por em prática:
  • Manter alguma distância (mas nada que nos impeça de brincar juntos!)
  • Não dar beijinhos/abraços (abraços só de cabeça virada para o outro lado!)
  • Não tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos
  • Lavar e desinfetar as mãos muitas vezes
  • Não cuspir
  • Tossir e espirrar para o braço
Nas áreas matamos saudades da brincadeira conjunta, com os nossos materiais...
A pintura até incluiu dança ;-)
A boa disposição está no ar... estamos felizes por estar aqui, juntos!
Habilidades diferentes... todas importantes porque mostram como estamos crescidos!
Momentos que merecem ser registados!

Ao almoço, o nosso apetite continuou a portar-se muito bem e a dar uma ajudinha à autonomia...
E a nossa tarde, tal como preconizam as orientações para este regresso à atividade presencial, foi passada ao ar livre...

"Pese, embora, a recomendação atual de distanciamento físico, não podemos perder de vista a importância das aprendizagens e do desenvolvimento das crianças, bem como a garantia do seu bem-estar e direito de brincar. É também essencial considerar que as interações e as relações que as crianças estabelecem com os adultos e com as outras crianças são a base para a sua aprendizagem e desenvolvimento. (...) Privilegiar as atividades que decorram no exterior (pátios, logradouros, jardins).
Estar atento ao bem-estar das crianças e responder às necessidades emocionais, físicas e cognitivas das mesmas, uma vez que o desenvolvimento e a aprendizagem são indissociáveis. É também essencial considerar que as interações e as relações que as crianças estabelecem com os adultos e com as outras crianças são a base para a sua aprendizagem e desenvolvimento."

Foi exatamente o que fizemos (porque não acreditamos nisto nem nisto).

Na cozinha dos sonhos...
Na oficina de exterior...
Nas brincadeiras livres e com veículos...
No parque e na areia...
E também, a nosso pedido, no atelier de Manéis que entretanto surgiu!
Combinamos terminar os Manéis de Viana que iniciamos para o dia do pai 
e a isso nos dedicamos no exterior...
Não faltou atenção, envolvimento e empenho... e já ficou o trabalho adiantado!
Até amanhã...

Comentários