Procurar no Bloguefólio:


Widget UsuárioCompulsivo

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Amigas que vieram para ficar...

Recebemos visitas, visitas amigas, daquelas que todos gostam de receber:

Na segunda-feira chegaram as nossas estagiárias finalistas do Curso de Educação de Infância da ESE de Viana do Castelo. São a Isaura e a Marlene, as amigas que nos vão acompanhar ao longo deste ano...


Esta é a Isaura


E esta é a Marlene.

Para além delas, que estão connosco à segunda, terça e quarta-feira (este dia só de manhã), na nossa sala também nos ajudam a crescer, para além da nossa educadora: a Andrea, que é professora do Ensino Especial e acompanha o Tiago; a Paula, que é Animadora e nos dá uma mãozinha sempre que é preciso e, de vez em quando, a Zinha, que era a nossa Educadora do ano passado e agora está "sem meninos" pois é Coordenadora de Departamento.

Também temos no  Jardim de Infância a Celeste, que é Assistente e a Educadora Milú, que tem um grupo de 15 meninos e meninas mais novos do que nós, na sala ao lado.

Mas as visitas não ficaram por aqui!  Regressou de férias, bem crescida, a Guga, a nossa tartaruga que esteve na casa da Celeste durante o Verão. Ficamos admirados como ela cresceu e logo tratamos de a colocar à janela, onde se dá melhor e de acrescentar uma nova tarefa no Quadro das Tarefas: tratar da tartaruga.


Ainda mal refeitos da surpresa, fomos chamados pela Milú, para vermos a sua tartaruga... ora se achamos a nossa grande, a outra nem se fala! Vejam só, é enorme!


Esta tartaruga mora num lago, pois é muito crescida para viver num aquário e já tem 17 anos!

Vejam lá quantas visitas "fixes" e amigas tivemos já esta semana...

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Um mini-projecto está a avançar...

A propósito da "História dos 3 porquinhos", que vimos e sequenciámos no nosso novo "flanelógrafo", decidimos fazer uma representação em Teatro de Fantoches.

Distribuímos então as diversas tarefas  por todos os interessados em participar e actualmente estamos a levá-las a cabo em trabalho individual e de pequeno grupo.

Já estão prontos os fantoches dos 3 porquinhos, o fantoche do homem da madeira e a casa de palha!












O lobo mau e a casa de tijolo estão quase terminados...



O caldeirão, os homens da palha e dos tijolos e a casa de madeira ainda não começamos..

O tempo não chega para tudo... e temos de ir com calma. Depois daremos mais notícias!


segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O que temos feito...

Após as eleições e de volta à sala, a Ana Maria observou que a "urna" dos votos, que viu quando acompanhou os pais, era preta, por isso decidiu pintar a nossa, para ficar mais parecida... para outras eleições, quem sabe!




Entretanto, cá na "Sala Fixe", continuarmos a  fazer a organização do espaço e dos materiais:
  • Definimos a lotação (o número de meninos e meninas que pode estar em cada uma das áreas em simultâneo) e etiquetamos cada uma das áreas, para não esquecer;
  • Etiquetamos os diversos recipientes de jogos, para facilitar a arrumação (para além de ser uma excelente actividade matemática de classificação/seriação);

  • Fizemos as nossas latas porta-lápis, com latas reaproveitadas que trouxemos de casa e decoramos a nosso gosto com papeis autocolantes coloridos;


  • Começamos já a utilizar vários Quadros de Responsabilidade
    • No Quadro das Tarefas definimos em cada dia quais as crianças responsáveis por cada uma das rotinas diárias que há a fazer (contar os meninos presentes, preencher os quadros e o calendário, distribuir as mochilas, fazer o "comboio"; dar o leite e os vai-vens, etc; 


    • No Quadro Semanal registamos que dia da semana é, como está o tempo, a actividade principal do dia e a ementa da cantina;


    • No Quadro Diário de Actividades estão todas as áreas da nossa sala e aí já  começamos a fazer o nosso plano diário.

Para já são estes os nossos instrumentos de gestão partilhada, que nos ajudam também, a viver num clima de harmonia e respeito por todos e por cada um...


domingo, 27 de setembro de 2009

Resultados eleitorais

Aqui fica, finalmente, o resultado no nosso acto eleitoral:




É a prova de que este grupo vive num regime democrático pois este não era o nome preferido pela educadora... :(

No entanto, uma maioria de 7 votos ditou que a nossa sala é a "Sala Fixe"!
Em segundo lugar ficou a "Sala do Pandinha" com 6 votos e em terceiro a "Sala dos Amigos", com 4 votos (no dia das eleições só estavam presentes 17 crianças, os adultos não votaram).

Tal como nas eleições do país, confirma-se que as "sondagens" já não são tão acertadas como eram... pois os resultados da nossa sondagem indiciavam a vitória da "Sala dos Amigos".

Apesar disso, esta "Sala Fixe" está cheiínha de amigos, que vão continuar a aprender a viver juntos, respeitando-se cada vez mais uns aos outros e tomando as suas decisões de grupo sempre de forma democrática, aprendendo assim a ser cidadãos responsáveis e de pleno direito.

E vocês poderão assistir a tudo isso aqui, neste Bloguefólio.

Se quiserem colaborar na nossa democracia, dêem frequentemente a vossa opinião através dos comentários às mensagens.  Aqui há "liberdade de expressão" por isso queremos conhecer a vossa opinião!

Nota: Muito obrigada aos pais que já comentaram no Bloguefólio. É uma honra e um estímulo poder contar com a vossa participação também aqui, nesta janela nossa e vossa virtual.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Um verdadeiro "acto eleitoral"

A segunda volta deste nosso "processo eleitoral" decorreu hoje mesmo...
Afinal, era urgente tomar esta decisão tão importante!

Começamos por conversar sobre o tema "eleições"... o que será isso?


- É aquilo que falam na televisão.
- Pois é, dos Gatos Fedorentos que fazem rir!
- Eles falam do Sócrates...
- E daquela... da Ferreira Leite!
- Pois é!
- Alguém sabe porque será que isso acontece? Porque falam tanto disso na televisão?
- Porque vai haver votos!
- É isso mesmo, as pessoas crescidas vão votar no próximo domingo, pois têm que fazer uma escolha muito importante: vão escolher as pessoas que vão governar Portugal. Sabem como é que as pessoas crescidas votam?
- Não é com o dedo no ar, como nós!
- Nestas eleições não é, não. É de outra maneira.

- Como é, professora?
- As pessoas crescidas vão a  um local de voto, usam um boletim próprio e marcam com um X a sua escolha...(exemplifiquei no quadro preto) Perceberam?
- É fixe!
- Querem experimentar? Afinal ainda não decidimos o nome para a nossa sala...
- Siiim!

Preparam-se então os boletins de voto com a ajuda do computador e recorrendo a imagens ilustrativas dos nomes a votação:




Adaptou-se para "urna de voto" uma caixa de chocolates que andava por ali... foi só abrir-lhe uma ranhura.
A mesa dos projectos foi o local de votação escolhido, para ninguém ver, pois "o voto é secreto"!
E toca a votar...

Cada um dirigiu-se ao local de voto, pegou no lápis e assinalou com um X a sua preferência, procurando esconder bem a sua escolha...



No final, abrimos a urna, retiramos todos os votos e fizemos a contagem.
Até ao último voto havia um empate...
O último é que decidiu tudo!

Assim, a brincar, aprendemos a ser cidadãos activos e responsáveis no futuro!

E qual foi a nossa decisão, perguntam vocês???

Aguardem e, já agora, façam-nos o favor de responder à nossa sondagem, na barra lateral.

Veremos se a vossa preferência corresponde, ou não, à vossa!


quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A escolha do nome da nossa sala

Pois é... afinal como vamos chamar à nossa sala?


A nossa escola tem duas salas de jardim de infância e quatro salas de primeiro ciclo, por isso quando queremos dizer de que sala somos, não é fácil... e, valha a verdade, "Sala da Juca"  como tem sido dito, não tem lá muita graça...

Então decidimos pensar em nomes giros para lhe pôr e surgiram muitos:

Sala Pandinha (Alexandre - tem um cão com esse nome)
Sala das Cores (Rodrigo A. - porque é giro)
Sala do Sol (Luana - porque o sol é bonito)
Sala da Nuvem (Joana - a nuvem também é gira...)
Sala da Flor (Luana - porque temos uma flor gigante cá dentro!)
Sala Rosa (Rodrigo R. - porque está pintada de cor de rosa)
Sala Fixe (Ana Maria - porque é mesmo assim, fixe!)
Sala do Tempo  (Inês - porque passamos cá muito tempo)
Sala dos Amigos (Ana Maria - porque estamos todos juntos e somos amigos)

Tantas ideias...
Como vamos decidir?
Como as pessoas crescidas decidem as coisas importantes: Vamos a votos!

A votação não foi fácil pois muitos de nós foi a primeira vez que fizeram uma escolha com esta importância... por isso deu alguma confusão: levantamos a mão para mais do que um nome e , claro, deu batota!

No entanto, depois de algum treino, chegamos aos nomes mais votados.
São eles:

Sala Pandinha - 9 votos
Sala dos Amigos - 6 votos
Sala Fixe - 4 votos

Agora vamos à segunda volta das eleições (mas não fazemos campanha eleitoral!) pois isto ainda não está bem decidido...

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Só para pais - por Eduardo Sá




1. "Proibido insultar o jardim-de-infância chamando-lhe "escolinha" (ou "infantário"). Em primeiro lugar, porque é uma escola. Em segundo, porque todas as escolas ganhavam se ligassem Brincar com Aprender.


2. Proibido que os pais imaginem que o jardim-de-infância serve para aprender a ler e contar. Ele é útil para aprender a descobrir os sentimentos. Para aprender a imaginar e a fantasiar. Para aprender com o corpo, com a música e com a pintura. E para brincar. Uma criança que não brinque deve preocupar mais os pais do que se ela fizer uma ou outra birra, pela manhã ao chegar.


3. O jardim-de-infância assusta as crianças sempre que os pais - como quem sossega nelas os medos deles por mais um dia de jardim-de-infância - lhes repetem: " Hoje vai correr tudo bem!"


4. Os pais estão proibidos de despedir-se muitas vezes das crianças, ao chegarem todos os dias. E é bom que se decidam: ou ficam contentes por elas correrem para os amigos ou ficam contentes por elas se agarrarem ao pescoço deles, com se estivessem prestes a ser abandonadas para sempre.


5. Proibido que as crianças vão dia-sim dia-não ao jardim-de-infância. E que vão, simplesmente, quando os seus caprichos infantis vão de férias. E que não vão " só porque sim". O jardim-de-infância não é um trabalho para os mais pequenos. É uma bela oportunidade para os pais não se esquecerem que se pode amar o conhecimento, namorar com a vida, nunca ser feliz sozinho e brincar, ao mesmo tempo.


6. No jardim-de-infância não é obrigatório comer até à última colher; nem dormir todos os dias. E não é nada mau que uma criança se baralhe e chame mãe à educadora (ou vice-versa).


7. Os pais estão obrigados a estar a horas quando se trata duma criança regressar a casa. Prometer e faltar devia dar direito a que os pais fossem sujeitos classificados como tendo necessidades educativas especiais.


8. Os pais não podem exigir aos folhos relatórios de cada dia de jardim-de-infância. Mas estão autorizados a ficar preocupados se as crianças forem ficando mais resmungonas, mais tristonhas ou, até, mais aflitas, sempre que regressam de lá. E estão, ainda, autorizados a proibir que o jardim-de-infância só se abra para eles durante as festas.


9. O jardim-de-infância é uma escola de pais. E um lugar onde os educadores são educados pelas crianças. Um lugar onde todos se educam uns aos outros não é uma escola como as outras. É um jardim-de-infância.


10. Um dia, num mundo mais amigo das crianças, todas as escolas serão jardins-de-infância!"

Nota: Eduardo Sá é psicólogo clínico, psicanalista e professor de psicologia clínica.


(Texto recebido por e-mail - obrigada à colega Fátima Campos.)


sábado, 19 de setembro de 2009

Uma primeira semana bem cheia...

... De brincadeira, exploração, conversas,  actividades, de renovados hábitos e rotinas... pois já somos mais crescidos do que no ano passado e temos uma educadora diferente.











Estabelecemos já algumas regras de convivência em grupo e começamos a registá-las.  O Alexandre gosta muito de escrever e já o sabe fazer sozinho, tal como consegue ler muitas palavras. Por isso foi ele o primeiro a querer escrever tudo o que era necessário para começarmos o nosso Quadro de Regras.



Fizemos o nosso auto-retrato, depois de nos vermos bem ao espelho e verificarmos como é a nossa cara e qual a cor dos nossos olhos e cabelo... desenhamos apenas com lápis de cor, por isso alguns dos "retratos" não se vêem muito bem  :(








Jogámos ainda vários jogos: o "jogo das cadeiras," o do "cão e o osso" e um jogo (de caixa) para realizar enfiamentos que formam padrões com peças de diferentes cores e formas. Foi a Andreia, que é a educadora de apoio (Ensino Especial) que o trouxe, dentro da nossa nova "Caixinha das Surpresas"...
Esse jogo permitiu-nos realizar uma actividade matemática muito interessante:


- Primeiro observamos as peças e descobrimos que havia 8 formas diferentes: maçã, casa, pinheiro, carro, barco, ursinho, chave e pato.

- Depois reparamos nas cores, e descobrimos que havia 5 diferentes: amarelo, azul, vermelho, verde e roxo.


Com elas realizamos conjuntos, primeiro pela forma e depois pela cor.
Foi  fácil e divertido, todos participamos com muito empenho e atenção!






Agora estamos a terminar o registo da formação de conjuntos pelo atributo forma. Na próxima semana faremos o outro...





Também conhecemos duas histórias novas: 

- "O Nuno escapa à Gripe A", que nos alertou para os cuidados que devemos ter por causa desse malandro do vírus H1N1 que anda por aí... 

- "O Ruca na escola", uma história de que gostamos muito e que nos ajudou a estabelecer algumas comparações entre a escola do Ruca e a nossa.  Eis alguns comentários:

- O Ruca tem sorte, na escola dele há um parque!
- É, tem baloiços e escorrega, que fixe...

- E também há triciclos para brincar no recreio.
- Nós temos os pneus... 


Claro que também estivemos no exterior, pois tem estado bom tempo... no meio da Natureza, num recreio enorme, cheio de terra, árvores (e bolotas!) e com muitos pneus para brincar...


 

Apesar de sermos pequenos, somos bons observadores,  não acham?

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Dias de adaptação - primeiros hábitos e rotinas

Estes primeiros dias de adaptação são sempre um pouco mais atribulados e agitados do que será habitual ao longo do ano... são as trocas de nomes dos novos amigos, as tentativas de "enganar" quem ainda não os conhece bem, algumas travessuras,  preguiça que sobrou das férias e outras situações que se vão deixando para trás à medida em que o tempo vai passando.



É muito importante que, nesta fase, as crianças adquiram hábitos e rotinas que favoreçam o que é fundamental que consigam fazer:
  • "Saber estar" (demonstrar autonomia nas necessidades do dia a dia - higiene, alimentação -  e respeito pelos outros...) 
  • "Saber fazer" (aprender a lidar adequadamente com o tempo e o espaço da sala, desempenhar tarefas, ter inicativa, envolver-se nas actividades / conversas...)

Por isso não devem ser sobrevalorizadas as pequenas birras, queixas ou amuos que a criança possa  apresentar nesta fase... ela está a ver até onde pode ir, a experimentar as suas possibilidades, a descobrir limites.

A apresentação que se segue ilustra de forma simples uma filosofia de "Educar para o Optimismo", que procura desenvolver crianças equilibradas, responsáveis e activas, verdadeiros agentes do seu próprio processo de crescimento... 
Enfim, tudo aquilo que se pretende atingir, contando com o apoio dos pais e restantes familiares.

Hoje estivemos a fazer massa de farinha para modelar mas, quem sabe se, um dia destes...  fazemos estes "biscoitos com peixinhos dourados"!?!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Primeiro dia... já mais a sério!

Foi um dia cheio... de gente pequena, de agitação, de novas rotinas, de excitação...

Fizemos um pouco de tudo neste primeiro dia na sala:
- Apresentamo-nos uns aos outros (nome e idade, pelo menos...)
- Conversámos sobre várias coisas...
- Cantamos o Bom dia a toda a gente...
- Brincamos...
 
- Também assinamos e desenhamos o gesso que a Inês trazia no braço, pois partiu-o durante as férias e vai tirá-lo amanhã... queria ficar com uma recordação dos amiguinhos da escola e nós fizemos-lhe a vontade!
De tarde fizemos o primeiro desenho deste ano lectivo, pois os nossos placares estavam muito vazios... agora já estão mais compostos!
Finalmente, tivemos direito a um lanche especial... 
E  a um Diploma de Primeiro Dia no Jardim de Infância...
Amanhã haverá tempo para mais...

Diário Bloguefólio

Porquê e para quê um Blogue-Portefólio?

Uploaded on authorSTREAM by jusousa | 

De onde nos chegam amigos