Procurar no Bloguefólio:


Widget UsuárioCompulsivo

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Saquinhos de mar

O que encontramos entre as rochas da praia da Amorosa:

Seixos, muitos seixos, de todos os tamanhos e cores;
Algumas conchinhas, mas poucas;
Caramujos, lapas e mexilhões;
Algas verdes, castanhas e vermelhas escuras...
e tudo a cheirar a maresia!

Pusemos no nosso saquinho e levamos para a sala...
À chegada acrescentamos o que faltava... o azul do mar!
(que foi dado por líquidos espessos e azuis, como detergente da loiça, gel do cabelo ou sabonete líquido)

Selamos com uma máquina de selagem a quente e assim fizemos o nosso saquinho de mar.
Agora já podemos levar para casa  o nosso pedacinho de mar...
E a sala fixe ficou a cheirar a praia!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

À procura...

Hoje, numa manhã de praia espectacular, uma proposta que fizemos colocou todas as crianças à procura... de saquinho plástico na mão.
 
O que será que conseguiram encontrar?

terça-feira, 28 de junho de 2011

Tempo de praia...

Não temos dado notícias, é verdade, afinal estamos "quase de férias" ou, pelo menos, estamos a fazer uma coisa que se costuma fazer nas férias: ir à praia todas as manhãs!

Têm sido bem agradáveis os momentos que temos passado todos juntos, brincando na areia com baldes, pás e ancinhos, mas também com conchas, seixos, pauzinhos e até "pulgas saltitonas"...

Já sem falar na hora do banho, a preferida de muitos, na qual ninguém se importa a temperatura da água!

Deixamos algumas imagens da nossa Colónia Balnear, para vos aguçar o apetite




E aproveitamos para deixar também um "miminho" para todos os visitantes, algo que foi partilhado no Facebook pela revista Educadores de Infância e que pode ser útil e divertido: um livro em .pdf intitulado "Brinca e aprende com o Zé Pintas", cheio de actividades e conselhos úteis para a época balnear. Cliquem aqui para aceder e divirtam-se!

Parabéns Tomás L.!

Foi na passada sexta-feira que o nosso Tomás L. comemorou o seu sexto aniversário e estava radiante por poder festejá-lo com os seus amigos, à volta de um bolo de chocolate feito pela mãe Isabel com a sua ajuda...
Cantamos-lhe os "parabéns a você", o aferriá e tudo a que teve direito e depois comemos o bolo... estava delicioso!
Muitas felicidades para o Tomás e para a sua família...

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Como é a praia... com cola, sal e tintas

Já fomos à praia durante desta semana, mas enquanto estivemos na sala fixe ainda houve tempo para representar a praia de uma forma original: usando cola branca, sal e tintas.

Nesta produção representamos aquilo que quisemos sobre a praia e foi interessante, porque o sal com a cola fica molhado e a tinta ao tocar-lhe espalha-se e faz bonitos efeitos...

Ora espreitem o processo e os resultados:


quarta-feira, 22 de junho de 2011

Vamos à praia!

Mas antes foi preciso prepararmo-nos!

Foi isso mesmo que fizemos, todos em conjunto na sala de TIC, onde vimos esta história a rimar no quadro interactivo. Estivemos muito atentos, pois ela começa logo pela manhãzinha, quando nos preparamos em casa e só termina à hora de sair da praia.

Assim tivemos oportunidade de conversar e relembrar/aprender regras, e ficamos bem melhor preparados para esses dias de praia... dizem que vão ser quentinhos!

Então, papás, muita atenção, as regras são para vocês também ... por isso não vos fará nada mal verem a história com os vossos filhos ;)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Livros de Fim de Curso

Os seis finalistas deste ano receberam, como é hábito, o seu Livro de Fim de Curso do Jardim de Infância.
Foi elaborado em colaboração entre a educadora e cada criança:

- Nele tiveram que identificar os seus gostos e preferências...
- Fazer a sua auto-avaliação...
- Fazer um último desenho especial...
- Elaborar uma carta de despedida do jardim de infância...

O livro inclui ainda as "quadras malandrecas" de todas as crianças que integraram o grupo deste ano e outras poesias alusivas ao trabalho desenvolvido.

Finaliza com essa carta de despedida de cada criança, elaborada em conjunto por pais e filhos e também uma carta de despedida da educadora.

Uma (pequena) recordação para toda a vida...
Podem espreitar o modelo utilizado neste e-book, que foi personalizado por cada criança:

Para ver em tamanho maior clicar acima em Open publication.

domingo, 19 de junho de 2011

Festa de Final de Ano

Mais uma vez a Associação de Pais da EB1/JI de Vila Franca se aprimorou na organização deste evento tão importante para toda a comunidade educativa. 

O espaço exterior à escola, onde decorreu a festa, estava lindamente decorado, com balões e bandeirinhas e havia três insufláveis diferentes que fizeram a alegria dos mais pequenos, já sem falar nos espaços destinados a comes-e-bebes (sardinha e fêveras).

Depois do lanche começou o espectáculo, de que abordaremos apenas a primeira parte, que foi a respeitante ao jardim de infância, para não ser demasiado extenso:

- Começou com uma coreografia em que se juntaram todas as crianças ao som de "Agora vou andar devagarinho...". No final, cada uma foi buscar o seu pai ou mãe, para repetirmos e foi muito divertido!

- Seguiu-se a entrega de Diplomas de Frequência (com direito a uma "quadra malandreca" e a uma pequena lembrança) a todas as crianças que continuarão no estabelecimento no próximo ano lectivo.
 Depois foi a vez dos 10 finalistas receberem a sua Cartola e Livro de Fim de Curso, juntamente com outra lembrança (no caso dos nossos meninos, foi um anel especial da Sala Fixe).
Finalmente, os 10 finalistas entoaram a canção de fim de ano e assim demos por concluída a actuação do jardim de infância nesta festa, que prosseguiu com os números das restantes turmas da escola e com a despedida dos finalistas do 4º ano. Houve ainda a entrega de uma distinção, o prémio Alves de Brito, instituído pela Junta de Freguesia, ao melhor aluno do quarto ano.

Como habitualmente, entre comidas e bebidas, conversas e a actuação da banda "Lima Rock's", a festa deve ter continuado até às tantas...

Deixamos aqui algumas imagens:

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Como deve ser...

Para terminar o ano na Sala Fixe, contamos esta história que é muito útil para conhecer, de modo subtil, as concepções das crianças acerca da qualidade dos espaços educativos em que se movimentam:


No final, procuramos que cada criança ajudasse as pessoas daquela cidade, com respostas para as suas perguntas. Foi o que quiseram fazer, de muito boa vontade e essas respostas foram gravadas em áudio.

Pedimos também às crianças que desenhassem aquilo que tinham dito; algumas tiveram que ouvir o ficheiro de som com a sua voz no gravador para se recordarem e assim desenharem mais facilmente o que tinham dito.

O resultado final é este filme, que ilustra as concepções do grupo acerca do que deveria ser um jardim de infância muito especial... mesmo fixe!


Note-se que, apesar de termos muitos pequenitos no grupo, a maioria já conseguiu realçar o que é mais importante para si. 

Os mais crescidos foram competentes em acrescentar informação relevante. Interessante é, também,  observar que integraram muitas das coisas que fazem parte do seu contexto, mas também foram capazes de incluir nas suas respostas aquilo que não têm, mas gostariam de ter na sua escola.

Estão todos de parabéns pelo seu envolvimento e desempenho na realização desta proposta!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Em movimento!

Não costumamos colocar no blogue as actividades motoras que desenvolvemos uma vez por semana... e por uma razão muito simples, ou a professora as faz connosco, ou as fotografa, as duas coisas ao mesmo tempo ela não consegue fazer ;)

Mas desta vez tivemos a sorte de receber a última visita no âmbito da iniciativa "Estar juntos na Sala é Fixe!" e foi o pai do Santiago que veio partilhar a manhã connosco. Como ele é professor de Educação Física, tivemos uma manhã em cheio, apesar de o tempo não ter colaborado para podermos fazer toda a sessão no exterior.

Foram momentos muito agradáveis e bem passados, com dança, circuitos e cambalhotas, que terminaram cá fora, com o lançamento do dardo.

Espreitem lá como foi:


Muito obrigado ao professor André, pelo tempo que passou connosco!
Gostamos mesmo muito...
Por isso, até pode voltar, quando quiser!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

10 sinais de qualidade numa sala de Jardim de Infância

10 Sinais de Qualidade No JI

Olhares...

Olhando os desenhos dos meninos acerca de como seria "um jardim de infância muit'a fixe" (depois falaremos disso...) este suscitou  interpretações muito diferentes. 

Ninguém conseguiu identificar à primeira o que seria e então as opiniões dividiram-se:
- Acho que é um monstro!
- A mim parece-me um barco...
- Não é nada, é um duende, olha o chapéu!

O autor (de 3 anos de idade) estava espantado e, ao mesmo tempo, divertido, com tantos olhares diferentes sobre a sua obra. 
Mas depressa procurou esclarecer a situação:
- Não é nada disso! Não vês que é um Ferrari vermelho (em baixo) e uma mota (em cima) com o condutor?
- E o que é aquilo azul no meio?
- A mim parece-me um pão!
- Não é nada! É aquela parte de arranjar as motas quando se avariam!

Olhares diferentes, diferentes interpretações.

A arte infantil, tal como a arte adulta, suscitam reacções diversas, tal como diversos são os nossos olhares. E aí está a nossa riqueza, na diversidade.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Gelado... desta vez mesmo a sério!

A nossa "caixinha das surpresas" não falha... e como o prometido é devido (e tínhamos ficado todos com água na boca ao fazer um gelado que não se podia comer) hoje trouxe-nos gelado a sério! 

Era do nosso sabor preferido (morango) e não vinha sozinho...
trazia copinhos, colheres e um canudinho de bolacha!
Foi uma alegria...
E como as alegrias devem ser partilhadas, chamamos "os amigos da sala do lado", que foram apanhados de surpresa, mas não se fizeram rogados e logo apareceram na Sala Fixe para comer gelado connosco.
Foi mais um momento docinho, partilhado entre amigos (e muito agradecido no final)...

domingo, 12 de junho de 2011

Vozes das crianças

Registos de conversas acerca do nosso passeio / visita de estudo:

Vimos o teatro do Gato das Botas (Guilherme)

Eu gostei de ver o teatro... (João)

Vimos pavões, gaiolas e pombas no Porto, no parque do Palácio de Cristal (Tomás L.)

Fomos ao museu dos carros eléctricos (Santiago)

Andamos de carro eléctrico (Simone)

E foi fixe! (Guilherme)

Vimos a praia, quando íamos no carro eléctrico (Tomás A.)

Andamos para a frente e depois para trás (Simone)

O senhor mudou os bancos - virou o encosto para não irmos "de marcha à ré..." (Tiago R.)

O senhor também tirou a chave e o travão (Tiago A.)

Tivemos surpresas no Museu do carro eléctrico (Afonso)
Foi, primeiro uma velhinha que estava à frente do eléctrico, à procura das mulas, não sabia que era um eléctrico e não um "americano" (carro puxado por mulas, anterior ao carro eléctrico) (Margarida)

Vimos a luz... a lanterna que o "americano" tinha (Rodrigo B.)

Era vermelha e verde, era para ir para casa e para o trabalho (uma cor para cada coisa) (Santiago)

Depois a outra surpresa foi o homem que estava a arranjar o eléctrico e o Zé estava a jogar às escondidas... (Margarida)

Nós lanchamos (André)

O que eu gostei mais foi de ver o lago com os peixinhos, porque havia lá um que era preto (Pedro)

Eu também vi um peixinho preto! (Rafael)

Estamos a ficar mesmo crescidos, até os pequeninos são já mais capazes de conversar sobre as suas vivências, de forma adequada e pertinente, com riqueza de pormenor e com visível gosto de partilhar com o grupo as suas ideias e opiniões.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Gelados Puffy!

O puffy está na moda na sala fixe... 
Porque é fofinho, leve, macio, suave, agradável... mesmo fixe!
E também porque os meninos pequenos gostam muito.

Como hoje ficamos na sala sem os mais crescidos, que foram visitar a escola do primeiro ciclo, resolvemos fazer uma coisa diferente e divertida.
Uma coisa que todos gostam, quando está calor...
- Gelados!
Ora aí está, mas não uns gelados quaisquer, uns gelados especiais...
Tão especiais, que nem se podem comer!             :(

Fizemos assim:
1. Primeiro colocamos espuma (de barbear)
2. Depois cola branca (até parecia daquilo de pôr nos morangos "chantilly"...)

Finalmente, decidimos quais os sabores preferidos dos meninos:
- Chocolate!
- Morango!
- Baunilha!

Depois associamos uma cor a cada sabor:
- O gelado de chocolate é castanho.
- O gelado de morango é vermelho... não, cor de rosa!
- O gelado de baunilha é assim um bocadinho amarelo...

3. Acrescentamos a tinta respectiva para colorir o "gelado" e mexemos bem... que fofinho!

Depois foi só usar os restinhos de cartolina que sobraram dos trabalhos de fim de ano para recortar cones e toca a "montar" cada um o seu gelado...
- Com quantos sabores?
- Quais?
- Uma, duas ou três bolas?
Foi mesmo divertido!
E os gelados ficaram lindos... até dá vontade de comer!


A ideia foi retirada do Diário Bloguefólio de 07/06, mais precisamente daqui.
Serviu para diversão dos mais pequenos, mas também para aprender uma nova técnica, para observar o conhecimento das crianças acerca das cores e formas geométricas, reaproveitar materiais que sobraram de outras actividades, etc...
Ah, quando regressaram à sala, os finalistas não resistiram... e fizeram o seu gelado puffy também!

Visita à sala do 2º ano

Hoje foi a vez dos nossos seis finalistas irem á sala da Prof. Liliana e dos seus meninos do segundo ano. A sala estava ainda despida, por causa das provas que tiveram ontem, mas ninguém se importou e todos foram muito bem recebidos.

Logo se despediram da educadora, dizendo adeus sem mais delongas... que gente despachada esta!
Chegaram já na hora do lanche, muito entusiasmados e contentes!
Tinham feito jogos... mas, que jogos foram esses?
A resposta não se fez esperar: 
- O Tangram e outro, com elásticos, o Geoplano.
- E que tal, foi difícil?
- Não, foi fácil!

Sinal de que a articulação está mesmo a fazer efeito: a não há nervosismo, receio, vergonha...
Há envolvimento, à vontade, participação.
Estão mesmo no bom caminho... para o primeiro ano que aí vem!
(E já não falta muito, como diz a Margarida)

terça-feira, 7 de junho de 2011

Mais um dia em cheio!

Foi o dia da nossa visita de estudo / passeio escolar, em direcção ao Porto, partiram dois autocarros cheios com a comunidade escolar da EB1/JI de Vila Franca.

Primeiro fomos assistir a um espectáculo musical no Teatro Sá da Bandeira, intitulado "O Gato das Botas".

Seguiu-se o almoço, no parque do Palácio de Cristal.

De tarde deslocamo-nos ao Museu do Carro Eléctrico, onde tivemos a oportunidade de fazer uma visita guiada (com direito a comédia e tudo!) e ainda de passear de carro eléctrico pela ribeira do Porto.

Depois o lanche e o regresso a Vila Franca.

Foi um dia preenchido mas muito bem passado e divertido.
Todos se portaram como gente grande...

Ora vejam lá a reportagem desta viagem:
Visita de Estudo - Passeio Escolar I Slideshow: Bloguefólio’s trip from Viana do Castelo, Northern Portugal, Portugal to Porto was created by TripAdvisor. See another Porto slideshow. Create a free slideshow with music from your travel photos.

domingo, 5 de junho de 2011

Ali Babá...

Recebemos na nossa escola um grupo de teatro da E.B. 2,3 Carteado Mena, que veio apresentar-nos a história de "Ali Babá e os 40 ladrões".

Foi um momento divertido e descontraído, de articulação entre crianças do mesmo agrupamento, mas com idades bastante diferentes.
Gostamos de ver estes rapazes crescidos a representar esta peça tão animada, com a colaboração do prof. Paulo Lima - e outros de quem não sabemos os nomes... :-( 
Até batemos muitas palminhas!

Podem voltar mais vezes...

Visita à sala do 4º ano

Foi o segundo momento de articulação deste ano e desta vez passamos toda a manhã na sala da Prof. Fernanda e dos seus alunos. Fomos muito bem recebidos...
Trabalhamos em pequenos grupos e, todos juntos, resolvemos uma situação-problema de cariz matemático, que envolvia uma boneca (a Margarida) e peças de vestuário: 
Cabia-nos descobrir de quantas formas diferentes poderia a Margarida combinar as suas roupas!

Claro que os níveis de desempenho da tarefa eram diferenciados; a situação era mais simples para os seis finalistas do pré-escolar e mais complexa para os restantes finalistas...

Foi muito agradável e nada difícil pois aqui trabalha-se na mesma linha do que fazemos normalmente na nossa sala. Assim a transição torna-se fácil!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dia da Criança III

Mas ainda houve tempo para mais:

Pinturas faciais...


Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow

Almoço ao ar livre... e brincadeiras com a tabela de basquetebol, os arcos, as bolas, as raquetes e os amigos do primeiro ciclo. 


Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow

Foi um dia bem passado, que terminou com um doce rebuçado, que a Margarida trouxe para todos os amigos...

Nota aos papás:
Os meninos hoje vão chegar a casa muito sujinhos, de tanta brincadeira no exterior.
Mas, por favor, não lhes digam nada, afinal hoje é o dia deles...
É só dar-lhes um grande e saboroso banho, o jantar e... caminha, que bem precisam!

Dia da Criança II - pintura com os pés!?!

Continuando com as surpresas do Dia da Criança...

A Andrea (professora do Ensino Especial) ofereceu-nos um chupa-chupa a cada um... foi muito simpática!

Seguiu-se o lanche, que foi cá fora, como tínhamos pedido, ao ar livre!
E depois, bom, depois foi mais uma das coisas que tínhamos decidido fazer:
Uma pintura colectiva... com os pés!

Quatro pratos com tinta e um "corredor" de papel; cada um escolhia a cor preferida para cada pé e depois, era só ir por ali fora,pé ante pé...tentando não cair; no final, pés para dentro de uma bacia de água morninha, para ficarem bem lavadinhos: finalmente, calçar os sapatos.

Adorámos a experiência,  foi muito escorregadia, macia e molhada... mesmo agradável!
Vejam só como nos divertimos:


Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow

Até as pessoas crescidas do nosso jardim de infância quiseram experimentar!
(mas não vamos pôr aqui as imagens)

Aqui está o resultado final:
Ficou enorme, muito colorida e cheia de pegadas... de todos nós (mesmo todos!)

Dia da Criança I

Foi assim o nosso, diferente e especial!
Vamos por partes...

Ontem já tínhamos estado a planear e até escrevemos no Diário de Sala o que gostaríamos de fazer:
- Brincar com a tabela de basquetebol nova;
- Lanchar lá fora;
- Almoçar lá fora, um piquenique;
- Receber prendas;
- Fazer uma pintura colectiva (com uma parte do corpo que não costumamos usar para isso...)

Ao chegar à sala estava música a tocar, música alegre e engraçada, sobre crianças!

Depois assistimos a uma apresentação que explicava porque existe o Dia da Criança, mas não sem antes darmos a nossa opinião:
- Se há o dia dos pais e o dia das mães, também tem que haver Dia dos filhos, que são as crianças!

De seguida conversamos sobre os Direitos e Deveres das Crianças... 
sim, porque a cada direito corresponde também um dever...
Eis as nossas reflexões:

Temos direito a ter uma casa e uma família,
e temos o dever de cuidar da nossa casa e ser amigos da nossa família;

Temos direito a ter uma escola e educação,
e temos o dever de respeitar os nossos colegas, professores e auxiliares e também o espaço da escola;

Temos direito à saúde e a receber cuidados médicos quando precisamos,
e temos o dever de cuidar bem da nossa saúde, comendo alimentos saudáveis, tratando da nossa higiene e não fazendo coisas que fazem mal a saúde ou são perigosas;

Temos direito às nossas ideias e opiniões, gostos e costumes,
e temos o dever de respeitar os dos outros;

Temos direito a brincar
e temos o dever de respeitar os brinquedos e as brincadeiras dos outros;

E de seguida tivemos direito... a prendinhas!
Foram simples mas muito do nosso agrado: as pulseirinhas da moda, que uns já tinham, mas outros não! E foi uma alegria...


Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow

Diário Bloguefólio

Porquê e para quê um Blogue-Portefólio?

Uploaded on authorSTREAM by jusousa | 

De onde nos chegam amigos