Procurar no Bloguefólio:


Widget UsuárioCompulsivo

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Que bom é ter amigos :-)

Duas mãos cheias de fixes vieram hoje ao jardim para a despedida antes da interrupção letiva de Natal... 
Começamos o dia com esta pequena história, inventada por uma colega da nossa educadora chamada Myrna, sobre uma aventura vivida pelo Pai Natal. Era mais ou menos assim:

«O trenó do pai Natal não podia voar porque as renas ficaram todas engripadas. Mesmo o Rudolfo! Então resolveu ir de barco, porque a Terra é um "planeta azul", cheio de mares e de oceanos que chegam a todo lado! 
Mas antes foi a pé até ao mar e, como nevava muito, teve de fazer um chapéu bastante grande (dobragem do chapéu) para se proteger. 
Chegado ao porto, entrou num barco, com todos os seus sacos cheios de brinquedos (dobragem do barco). E lá foi ele mas, já no alto mar, "o mar agitou-se e o barco afundou-se" (canção do barquinho ligeiro andava...), e partiu-se a proa (parte da frente do barco), a popa (parte de trás do barco) e  o mastro (que suporta as velas) [rasga-se/corta-se essas partes da dobragem do barco].
Mas o Pai Natal, que não sabia nadar, foi salvo pela sereia que transformou o barco na roupa "insuflável" do Pai Natal e trouxe-o à superfície!»

Só mudamos um bocadinho do final, pusemos as renas a salvarem o Pai Natal, com um colete salva-vidas. É que, entretanto, elas ficaram melhores da constipação e assim trouxeram o trenó, carregadinho de presentes, para o Pai Natal poder ir entregar :-)

A história foi contada com recurso a origamis, que são dobragens de papel e nós achamos que era muito engraçada! De tal forma que resolvemos representá-la, num trabalho colaborativo que envolveu um pequeno grupo de quatro... e logo deitamos mãos à obra!
Para começar eram precisas duas dobragens simples: a do chapéu e a do barco... desenhamos os Pais Natal e pintamos o mar para lá pôr o barco, ao som de um fixe muito animado, que cantava assim...


Depois foi só rasgar, desdobrar e a magia aconteceu! 
Só não podemos mostrar o resultado final, porque não ficou completamente pronto.
Por isso fica só um cheirinho, em Janeiro terminamos:
Ainda preparamos o livro de aniversário do nosso amigo Tiago, que hoje completou 6 anos. 
Nós fizemos desenhos para ele, com todo o gosto, e ele também escolheu passar um pedacinho do seu dia de anos a desenhar, desta vez mais um dinossauro fixe e colorido, para que o de ontem não se sentisse sozinho na árvore de Natal da professora ;-) Podes ficar descansado Tiago, aqui estão os dois, juntinhos na árvore de Natal!
Como era dia de festa, as fixes mais pequenitas tomaram a iniciativa de se reunirem para fazer bolos, muuuuitos bolos! E, a cada fornada que saía, pediam muito divertidas para tirar uma foto! Mas que grandes pasteleiras ;-)
De tarde, depois de um grande recreio em que brincamos ao sol, juntamos fixes e amigos ao redor da mesa grande, para partilhar momentos felizes: parabéns, foguetes e bolo, é claro!
Assim terminaram as nossas atividades letivas de 2016.
Foi um ano repleto de experiências importantes para o nosso crescimento!
Estamos, realmente, todos mais crescidos, mais capazes e também muito mais amigos.
E terminou também a estação do ano do Outono... amanhã começa o Inverno.
Bom descanso, boas férias ou continuação de boa semana de trabalho, conforme os casos ;-)

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Dois dias tranquilos e cheios de mimos...

Não demos mais notícias depois da festa, mas sexta-feira estivemos por cá, tal como hoje e amanhã vamos estar também... coisas de um calendário escolar que continua a ter a mania de ser diferente ;-(
Um pouco cansados e alguns ainda com sono, logo de manhã abrimos o último saquinho cheio de Natal, da fada-anjo da Igualdade, que nos trouxe barrinhas de chocolate... 
Deixamos aqui o nosso agradecimento a todos os pais que connosco colaboraram nesta atividade colaborativa do Calendário do Advento 2016.

A propósito desta fada-anjo, conversamos sobre o que é isso de Igualdade... afinal somos todos iguais, ou somos todos diferentes?
Chegamos à conclusão que somos iguais em algumas coisas, por exemplo, nos direitos e nos deveres... mas também somos diferentes em muitas outras coisas, por isso é tão bom estarmos juntos, aproveitando a riqueza da diversidade! Afinal...
A sexta-feira foi, pois, um dia tranquilo e, entre mimos, brincadeiras e projetos, ainda recebemos mais uma visita do velhinho das barbas brancas...
Só que esta visita foi tão, mas tão rápida, que só ouvimos as campainhas do trenó e, quando fomos abrir a porta, já lá estavam os sacos das prendas! Quanto ao Pai Natal? Nem vê-lo!
- Deve estar com muita pressa, porque ele tem que visitar muitas escolas!
Trouxe-nos os livros da coleção Vamos Descobrir da Science4you (uma empresa 100% portuguesa que se dedica ao desenvolvimento, produção e comercialização de brinquedos educativos e científicos). São presentes divertidos e educativos e nós ficamos muito felizes!

Já hoje, tivemos connosco as nossas estagiárias Joana e Bárbara que, apesar de estarem de férias, quiseram fazer-nos companhia ;-) 
Foram uma grande ajuda para fazermos a auto avaliação, uma tarefa individual que requer atenção e responsabilidade para ficar bem feita!
Os mais crescidos, como já estão habituados, fizeram-na quase sozinhos, apenas precisaram de ajuda para ler as frases... quanto aos mais novos, primeiro estranharam, mas logo conseguiram dar conta do recado ;-)
Houve muito tempo para atividades de escolha livre, enquanto alguns procediam à autoavaliação e à organização dos portefólios... estas foram as que decidimos fotografar:
E porque Natal é também tempo de presentear quem mais gostamos, foi muito bonito de ver o trabalho colaborativo entre dois dos fixes mais crescidos (e que grandes eles estão!): desde a decisão, à divisão de tarefas, passando pela escolha do que fazer e dos materiais necessários, percorreram diversas etapas, bem negociadas entre ambos, até ao resultado final: um mimo para a educadora...
- Juca, sabes porque te fizemos esta prenda? Porque gostamos muito de ti!
- Agora podes pôr um fio e pendurar na tua árvore de Natal!
Mas nem precisou de fio... este dinossauro super fixe e colorido segurou-se sozinho!
Até amanhã, que será o último dia na Sala Fixe antes da interrupção de Natal.

Aviso: 
Aproveitamos para informar que o Serviço de Prolongamento de Horário das Atividades de Animação e Apoio à Família estará encerrado na próxima segunda-feira, dia 26 de dezembro, por motivo de tolerância de ponto.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Chegou a festa!

E foi mesmo festa!
Mais uma organização da nossa Associação de Pais, que contou com a presença da comunidade escolar, da Diretora do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola e da Junta de Freguesia de Vila Franca.
Abriu, como sempre, com os mais pequeninos... muito bem apresentados pela Raquel, a mamã fixe do Frederico :-)
Ensaiados pela professora Marisa Carvalho, apresentamos a "Dança dos Pratos", ao som da Marcha de Tchaikovsky... a prova de que o gosto pela música clássica se pode iniciar na primeira infância! 
Seguiu-se o acompanhamento instrumental de uma peça de guitarra portuguesa intitulada "Árvore de Natal"... para que o Pai Natal conseguisse encontrar o nosso país, que é tão pequenino, nas suas voltas pelo mundo. Nós estamos onde soa a guitarra portuguesa!
Aqui fica o video da nossa apresentação... fizemos um brilharete!


Ficam ainda algumas imagens das restantes, embora não de todas...
Docentes e estagiárias também apresentaram um pequeno número (só mesmo para rir, dada a falta de tempo para o ensaiar como deve ser) dada a tradição da alternância: um ano os pais, no outro os docentes!
A chegada do Pai Natal encerrou a festa, com a distribuição de presentes a toda a criançada e de lembranças aos que com ela trabalham no dia a dia (faltam alguns na foto
Muito obrigada a todos os que compareceram e, principalmente, à nossa Associação de Pais, pela habitual colaboração e empenho nas atividades comuns.

Chegou o dia...da Festa de Natal

Finalmente, chegou o dia da Festa de Natal da nossa comunidade escolar... daqui a pouco todos se vão reunir para partilhar momentos de convívio e alegria.

Mas o dia começou com a abertura de mais um saquinho cheio de Natal do nosso Calendário do Advento: desta vez foi o nº 15, da fada-anjo da alegria!
Trazia algo diferente do que tem sido habitual: pequenos desenhos natalícios para colorirmos. Nós não costumamos fazer este tipo de coisas (na sala) por isso a ideia agradou a todos pela novidade!
Os resultados foram surpreendentes, tendo em conta a falta de pratica ;-) colorimos impecavelmente os desenhos, nós, que só costumamos colorir os que criamos!
Aqui está a prova de que não é necessário fazer fichas para desenvolver competências básicas para a leitura e a escrita ;-)
E as aprendizagens continuaram, neste dia que foi mais tranquilo, uma vez que já temos tudo prontinho...
- Olha, o meu nome completo tem 3 is (letra I) e 2 vês (letra V)!
- Pus todos os brinquedos que gosto mais na minha colagem...
- Sabes, eu esforcei-me para pintar mesmo bem!
- O meu postal ficou mesmo bonito... e bem escrito, não achas?

Postais prontos, juntamos-lhes as nossas Árvores de Natal da Família, um presente decidido há algum tempo atrás, quando realizamos as nossas árvores genealógicas inspiradas nos trapezistas da "Família C". Guardamo-las deste então e, mais recentemente, decoramo-las como árvores de Natal... são o nosso presente de Natal especial para as famílias fixes ;-)








 Embrulhadinhas e com o postal, ficaram assim:
Já seguiram hoje para casa, por isso podemos revelar à vontade!

Prontinhos ficaram também o Manel e a Maria Natal, dois simpáticos bonecos de neve que receberam um "extreme makeover" a pedido da Associação de Pais, que, como sempre, organiza a nossa Festa de Natal!
Parece que vão decorar o palco, daqui a pouco...
E está quase na hora... até já!


quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Quase... quase... ;-)

A caminho da Festa de Natal da comunidade escolar, que se realiza já amanhã, pelas 18h30m no salão por baixo da Creche, este foi mais um dia atarefado!
Começamos com o ensaio final da nossa apresentação, na companhia da prof. Marisa, mas não tiramos fotos porque é segredo, ainda não se pode mostrar nada ;-)

Na sala mantivemos-nos ocupados com a preparação do postal para acompanhar os presentes de Natal e também fizemos o livro de aniversário do A., que hoje completou 6 anos! O Frederico regressou à sala, após a sua cirurgia ter decorrido muito bem :-) e fez tudo o que lhe faltava terminar... trazia saudades da sala e dos amigos!










Abrimos o saquinho cheio de Natal nº 14, trazido pela fada-anjo da Fraternidade... que, à semelhança de vários outros, vinha carregadinho de chocolates!
Mas estamos tão crescidos e responsáveis que nem sequer os abrimos, guardamos nos nossos saquinhos e, à tarde, na hora de ir embora, vamos buscar para levar para casa. Assim os pais podem dizer quando os podemos comer, para logo de seguida lavarmos os dentinhos :-)
Como foi dia de visita mensal da Biblioteca Municipal Itinerante, fomos entregar os livros do mês passado e requisitar novos, mas como estava a chover muito, a carrinha desta vez parou bem pertinho da nossa porta!
Terminamos com uma festa de aniversário dupla, de um Fixe e de um Amigo... e com bolo a duplicar também! Parabéns aos festejados, estão a ficar muito crescidos.
Assim foi este nosso dia!
E amanhã será dia de festa...

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Dramatizando o Natal...

Aqui na nossa escola, um pouco por todo o lado, já vai cheirando a Natal... esta é a decoração ecológica da nossa cantina, feita maioritariamente pelos meninos, meninas e professores do primeiro ciclo, através da reutilização de materiais como caixas de ovos e velhos CD...
Até a caixinha das surpresas trouxe cheirinho a Natal... lá dentro vinha uma história para dramatizar e os respetivos adereços. 
Conseguimos distribuir todos os personagens através de consenso e logo começamos a ensaiar! Estávamos entusiasmados e correu tão bem que decidimos apresentar a dramatização aos amigos da sala do lado...
Uma vez que não vai ser possível fazermos esta apresentação na Festa de Natal, aqui fica um registo em vídeo, para verem do que fomos capazes... e apenas com dois ensaios!


O Calendário do Advento abriu hoje o saquinho cheio de Natal nº 13, da fada-anjo da Liberdade, que vinha recheado de... chupas-chupas :-)
Terminadas todas as cartas (as do Pai Natal e também as dos pais) e depois de devidamente escritos os envelopes...
Estivemos a despachar a correspondência via vai-vem, uma vez que o posto de correios que tínhamos aqui perto já fechou.
Papás e mamãs, façam o favor de ler com atenção a carta que vos é dirigida e guardar bem os Vales Familiares (para quando e nossa luzinha do coração estiver bem brilhante).
Já agora, podem meter a nossa carta para o Pai Natal no correio... por favor? ;-)


O nosso dia foi bem preenchido, mas ainda houve tempo para brincar... e para aconchegar na mantinha da biblioteca, agora que se nota que o Inverno está mesmo a chegar!
Por hoje é tudo, até amanhã!

Não se esqueçam que amanhã é dia de visita da Biblioteca Municipal Itinerante, temos que trazer os livros que requisitamos no mês passado.
A aula de música começa às 9h, para todos, fixes e amigos... será o último ensaio para a Festa de Natal, não podemos chegar atrasados!

Diário Bloguefólio

Porquê e para quê um Blogue-Portefólio?

Uploaded on authorSTREAM by jusousa | 

De onde nos chegam amigos