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quinta-feira, 30 de outubro de 2014

E ontem foi assim...

Um dia de expressão corporal e motora... relembramos o depressa/devagar e introduzimos o iniciar/parar, associado aos sinais verde e vermelho!
Quando a prof. Patrícia foi embora: - ainda não estamos cansados! e então continuamos a brincar com o nosso corpo, exercitando formas de locomoção diferentes: andar, correr, saltas, rastejar. Imitamos diversos animais: a cobra, o cão, o elefante, o canguru, o macaco, a girafa, a minhoca... no fim: - agora já estamos cansados!
Foi também o dia em que decidimos elaborar um recado para ir para casa no vai-vem (a professora queria que o guardássemos só na cabecinha desta vez, mas tivemos medo de esquecer, por isso pedimos para o escrever... como não sabemos ainda escrever, tivemos que desenhar). Era mais ou menos assim o recado:

Para festejar o Dia das Bruxas, queremos fazer doce de abóbora, mas não temos abóbora nenhuma! Não se arranja uma pequena aí por casa?

E então fizemos um desenho ditado!
A professora foi ditando, devagar e nós fomos desenhando:
Vamos desenhar uma bruxa com a cara redonda, dois grandes olhos bem abertos, um nariz comprido e uma boca desdentada. Tem um vestido comprido e preto, dois braços, duas mãos e unhas pretas e bicudas. Tem ainda duas pernas, com os pés metidos nuns sapatos pontiagudos. Vamos desenhar uma vassoura na sua mão e uma abóbora ao lado, mas pequena, como a que precisamos.
Estávamos todos atentos e concentrados na tarefa, de tal maneira que alguém disse:
- Até parece que estamos na primária!

E os desenhos ditados dos nossos recados ficaram assim:
E o que é certo é que funcionaram... e à Sala Fixe chegaram hoje 4 belas e diferentes abóboras! Obrigada aos papás fixes! 
(Não fosse a máquina ter ficado em casa até poderíamos mostrá-las :-(

Com duas delas, já hoje, fizemos Doce da Bruxa, ou melhor, Doce de Abóbora!
Claro que também não podemos mostrar como foi... mas como ainda não está tudo pronto, amanhã podemos fotografar o que falta. 
O que é certo é que ficou uma delícia! 
Ainda não comemos a sério... mas rapamos o tacho todinho! (que belas fotos se perderam :)


terça-feira, 28 de outubro de 2014

A roda de cores (ou disco de Newton)

Construímos as nossas rodas de cores (Discos de Newton*) usando um CD velho.

Os mais crescidos contornaram e marcaram os 6 pontos. Depois, com a régua, traçaram uma linha que os unisse 2 a 2, dividindo desta forma o círculo em 6 fatias. 
De seguida pintaram uma de cada cor: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo: 3 cores primárias e 3 secundárias. 
Os mais novos apenas coloriram de acordo com as regras, observando o modelo acima.
Quando ficou pronto, recortaram e colaram num CD, do lado não-brilhante... 
Sim, porque o outro lado, o que brilha, serve também para ver o arco-íris, basta colocá-lo à luz ou ao sol!
Ainda colámos um berlinde por baixo de cada CD. 
Com esta roda de cores fizemos magia... ou, pelo menos, tentámos!

video


Pondo o CD a rodar - como se fosse um pião, só que não tem corda! - dá para ver todas as cores a transformarem-se numa só - mas tem que rodar muito depressa e é difícil!

Com tudo o que temos feito, já aprendemos muitas coisas sobre a luz e as cores:
  • A luz (do sol, das lâmpadas...) é branca, mas podemos dividi-la em várias cores fazendo experiências como a da lanterna com o espelho na água e esta, do CD. Desta forma vemos que todas as luzes juntas fazem o branco.
  • Mas todas as cores (das tintas, por exemplo) juntas fazem o preto.
Então, misturar todas as cores dá branco ou dá preto?
Esta é uma pergunta mesmo difícil...
Aqui podem encontrar a explicação científica, mas a resposta a esta pergunta não é uma só!
Depende se estamos a falar de uma mistura de luzes (coloridas) ou de uma mistura de pigmentos (cores)... resumindo, a explicação mais simples é:
- A adição de todas as luzes dá uma luz branca.
- A adição de todos os pigmentos coloridos dá a cor preta.

* Nota: 
Isaac Newton foi um cientista inglês (1643-1727) que explicou que a luz que consideramos branca é, na verdade, uma luz composta de várias cores. Para comprovar tal facto, decompôs a luz, com a utilização de um prisma triangular de cristal. Através dele passava um feixe de luz que se decompunha nas cores básicas.
Faltava, no entanto, comprovar que a luz branca é proveniente da soma dos espectros luminosos. Foi a partir daí que surgiu o disco de Newton. Ele é pintado com as mesmas cores que compõem o espectro da luz branca. Ao girá-lo com intensidade, a cor branca aparece uniformemente, devido à incidência de luz.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Qual é o sabor do arco-íris?

Entramos na semana mais escura do ano... a do já falado e tão ansiado Dia das Bruxas!
Precisamos de fazer suavemente a transição da luz das cores do arco-íris... para o negro das coisas assustadoras, como as aranhas, os morcegos, os vampiros e as bruxas!

Começamos por terminar os arcos-íris iniciados...
E depois decidimos conhecer o sabor do arco-íris ;-)
Não é possível? Mas claro que sim! Como? Fazendo um bolo arco-íris... 
Primeiro fizemos a massa e todos ajudaram nas diversas etapas:

Um bolo arco-íris on PhotoPeach 

Aqui está a receita:
Ingredientes: 1 pacote de preparado para bolo (de compra), 4 ovos, 2 colheres de sopa de leite e corantes alimentares. Seguir as indicações da embalagem do preparado de bolo. Dividir a massa em quantas taças quantas as cores de corante que quiser usar. Deitar numa forma de silicone previamente pincelada com óleo alimentar.

Depois da massa pronta, sobrepusemos as cores às camadas:

Ficou bonito e colorido, só foi pena o forno ser forte e queimar um bocadinho demais... :-P Mesmo assim ficou saboroso... comemos e repetimos!
E descobrimos o sabor do arco-íris... é doce!

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Depressa e devagar

Depressa e devagar... rápido e lento... 
A chita e o caracol... 
Foi em torno de tudo isto que se desenvolveu na nossa sessão desta semana de expressão corporal com a prof. Patrícia. A música deu uma ajuda e os nossos corpos fizeram o resto: moveram-se devagar e depressa... andaram como o caracol, correram como a chita. 
Foi divertido!

Esta atividade fez alguém lembrar-se de uma história muito velhinha, mais precisamente uma fábula (história onde as personagens são animais) de Esopo,  "A lebre a a tartaruga"
Vimo-la à moda antiga ;-) :


E depois ficamos curiosos: será que as tartarugas andam mesmo assim devagar?
Nada como experimentar, não é? 
Afinal, temos a Guga na sala!
Primeiro, dentro da sala, a Guga escorregava na mesa e não conseguia andar bem. 
Por isso fomos lá para fora e aí... bom, aí ela mostrou do que era capaz!
- Afinal a tartaruga não anda nada assim tão devagar!
- Deve ser por isso que ganhou a corrida com a lebre ;-)

Na sessão de expressão musical, continuamos a abordar os instrumentos musicais, como são, como se chamam e como se utilizam. Ainda nos lembrávamos do nome do tamborim e das clavas, da guiseira é que já não...
Hoje todos levamos o vai-vem para casa... estejam atentos ao(s) recado(s) papás fixes!
Bom fim de semana ;-)

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Descobertas (muito científicas) ao redor do arco-íris!

Fazer a experiência do arco íris era o que estava marcado no Diário de Sala para hoje e foi por aí que começamos o nosso dia... mas não havia sol na nossa janela!
- Porque será?
- Está do outro lado!
- Mas à tarde está aqui...
- É porque a janela está fechada!
Abrimos a janela... o sol continuou a não entrar por ela e assim, da necessidade de perceber, nasceu outra experiência, a realizar antes da que tínhamos planeado.

Fomos buscar o globo terrestre e uma fonte de luz (uma lanterna). 
Acendemos a lanterna, que era o sol e colocamos um sinalizador no local onde está Portugal no globo. Fizemos incidir a luz no globo e depois...
Observamos que:
- De um lado do globo fica iluminado e aí é dia; do outro lado fica escuro e aí é noite. 
Depois a Terra gira, à sua volta e à volta do sol, e esse movimento faz com que se altere a posição da luz solar que incide na Terra... por isso de manhã o sol está do outro lado da escola e à tarde aparece na nossa janela! Percebemos também a razão de existir o dia e a noite e de um andar sempre a seguir ao outro...

Ora como era ainda de manhã e não tínhamos o sol para fazer esta experiência, usamos a lanterna... e seguimos este protocolo. Eis o que aconteceu:
Não foi fácil, mas com um bocadinho de paciência conseguimos mesmo fazer aparecer as cores do arco-íris na folha de papel. 
- Mas não é um arco-íris, são só as cores...

Ainda fizemos outra descoberta, logo ao colocar o espelho na água...
- Partiu! (foto superior direita)
- Não partiu, dobrou...
Mas ao retirá-lo da tina de água estava normal!
- Ele não está partido nem dobrado, mas parece, é por causa da água!
É isso mesmo, um efeito de ilusão de ótica provocado pela água...

Os meninos mais crescidos conseguiram registar as experiências que vivenciaram e descrever aquilo que viram e aprenderam. Depois a professora registou tudo o que dissemos nas nossas folhas, para guardarmos mais tarde nos nossos Portefólios:




"A luz e os fenómenos óticos são um domínio do quotidiano das crianças, sobre o qual se deve desenvolver a sua compreensão para perceberem melhor o mundo que as rodeia, desmistificando crenças e superstições" (Martins et al., 2009:49)

"Inicialmente, através do seu brincar e, posteriormente, de forma mais sistematizada quando acompanhada pelo adulto, a criança vai estruturando a sua curiosidade e o desejo de saber mais sobre o mundo que a rodeia. Estarão, assim, criadas as condições para dar os primeiros passos em pequenas investigações, as quais se pretendem progressivamente mais complexas" (idem, p.12)

As descobertas continuaram, mesmo depois das experiências: verificamos que é difícil fazer um arco-íris direitinho, com os arcos todos certinhos e hoje a professora trouxe um instrumento que nos pode ajudar a fazer isso mesmo: um compasso.
Alguns de nós já o conheciam, por causa dos irmãos mais velhos, mas estivemos a aprender como se trabalha com ele e para que serve...
- Para desenhar círculos!
- Mas o arco-íris não é um círculo, pois não? 
- Não!
- É só metade...
- Eu sei, o meu irmão ensinou-me, chama-se um semi-círculo!

E assim ficamos a conhecer a forma geométrica do arco-íris e pudemos desenhá-lo direitinho, para fazer o que nos tínhamos proposto:

Alguns ainda quiseram experimentar sozinhos desenhar com o compasso:

E as criações artísticas com o arco-íris também continuaram...
 Foi mais um dia (b)em cheio!


quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Muitos arcos-íris!

Com iniciativa, imaginação  e materiais à disposição... a criatividade aparece!
Por cá temos arcos-íris para todos os gostos, feitos com todo o tipo de materiais/técnicas:

Arcos-íris on PhotoPeach 

Como se pode ver neste slideshow, está quase terminado o mini-projeto do trio fixe que está a construir um arco-íris tridimensional.
Mas entretanto surgiu outra ideia complementar, para lançar no Diário de Sala, coluna "O que queremos fazer": fazer a experiência de criar um arco-íris dentro da sala. 
Amanhã vamos por essa ideia em prática!



Ainda observamos, através do "observador de insetos", uma vespa asiática que apareceu na nossa escola. É bom que aprendamos a conhecer as "ameaças" que nos cercam, para nos podermos proteger melhor...

Hoje ficamos por aqui, até amanhã!

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Ideias e arcos-íris

Começamos o dia recordando os planos que temos no nosso Diário de Sala, na coluna O que queremos fazer...
- Já conhecemos a Lenda da sopa de pedra, a Ariana já está quase a acabar a sua princesa, só falta o arco-íris!
Vários de nós queriam descobrir coisas sobre o arco-íris e fazê-lo na sala.
Mas começamos, ao redor da mesa grande, pelo levantamento das conceções prévias sobre o assunto: o que já sabemos
- O arco íris aparece no céu.
- Tem 7 cores.
- São vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta
- Ele aparece quando há sol e chuva
- Mas tem que ser ao mesmo tempo!
- Nunca aparece de noite
- Porque a lua e as estrelas não têm a luz forte como o sol!
E parece que já sabemos tudo o que é importante sobre o assunto, pelo menos ninguém sugeriu que se descobrisse mais nada!

Então deitamos mãos à obra e no tempo de atividades e projetos resolvemos fazer arco-íris...  alguns fizeram-no na pintura,  outros tiveram outras ideias!
Surgiu até um mini-projeto envolvendo 3 meninos dos mais crescidos. Queriam construir um arco-íris com massa DAS e logo deitaram mãos à obra colocando as suas ideias em prática:
- O Miguel B. fez as "cobrinhas" para os 7 arcos que se puseram a secar para depois colorir. - - O Miguel P. começou a tratar do céu, a base onde colocar o nosso arco-íris; para isso quis pintar uma tampa de uma caixa de cartão de azul claro e teve que misturar branco na tinta azul escura para a clarear...
- Entretanto o Duarte observou tanta atividade na área dos projetos que se associou aos amigos, ajudando a pintar a caixa: - Tem que se cobrir bem tudo! Amanhã continuamos!

Ainda houve um tempinho para uma história... (há sempre, quando se gosta, arranja-se!)
Hoje foi "João e o arco-íris" e gostamos muito, foi o computador que a contou, não foi a professora, como é costume. 
Tivemos muita sorte de ele colaborar, porque hoje recebemos uma má notícia, do técnico que trata dos materiais informáticos das escolas: o nosso computador pediu a reforma!  Está tão velhinho, que já só funciona quando quer (e já não quer sempre), fica cansado! 
O rato faz greve, a impressora desistiu, o jogos não se conseguem jogar e as pen's não são reconhecidas... enfim, está a chegar a sua hora, o que não admira ao fim de 10 anos de serviço! Qualquer dia só dá mesmo para...


Pela sala, outras atividades decorriam em simultâneo...
Sinal de que já estamos mais autónomos na escolha, planeamento e execução das nossas iniciativas ;-)
As folhinhas de Outono feitas com impressão (das próprias) foram descobertas ontem nas nossas brincadeiras com a plasticina, mas hoje estavam moles e quase a desfazer-se. Tivemos que descobrir outro material que nos permitisse pintá-las... 
- Têm que ficar duras!
Foi o que fizemos hoje, agora com massa DAS, que alguns já conheciam e assim, depois de secarem, já podem ser pintadas...

E brincar no recreio, com sol e calor, também foi muito bom!
Mas não tiramos fotos disso, nem da caixinha das surpresas e dos jogos de cores e de escondidas que fizemos de tarde. Nem sempre dá para tudo! Até amanhã...

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

A sopa de pedra... e as árvores que "plantamos" hoje

Começamos pela história, prometida já desde a semana passada, mas que não houve tempo para contar... uma lenda portuguesa, muito antiga, da região de Almeirim: 

A sopa (ou caldo) de pedra 
(cliquem no título para conhecer o texto)

Foi contada com imagens móveis, usando o flanelógrafo... porque as histórias se podem contar de muitas maneiras diferentes e assim é muito mais divertido!
(Estas imagens + texto estão disponíveis aqui no PRÉ Histórias)

Aprofundamos o enredo de várias formas: 
- Descobrimos que o frade lambareiro e espertalhão tinha conseguido enganar quem não lhe queria dar de comer apenas usando... uma pedra!
- Vimos que a sopa tinha ingredientes saudáveis (água e couves) e outros muito pouco saudáveis (unto e chouriço); quanto ao sal, só é saudável se o usarmos com moderação!
- Contamos os ingredientes da sopa, de 1 a 6 (sentido nominal - os nomes dos números) e depois formámos a sua sequência, do primeiro até ao sexto (sentido ordinal - a ordem dos números)
- Recontamos a história à Luciana, que hoje chegou mais tarde, usando a mesma técnica.
- Finalmente, recriamos a história usando plasticina... modelamos as personagens, os adereços e até os ingredientes da nossa sopa de pedra!
Ainda fizemos algumas atividades de concretização individuais, mas não terminamos, depois mostramos como foi...

Durante o intervalo de almoço, aproveitamos o bom tempo para plantar uma árvore que a nossa professora tinha em casa e que estava a crescer muito: um Gogi.
Estava imenso calor e a maior parte do trabalho foi feito pela Celeste; o terreno estava cheio de pedras e raízes e só ela foi capaz de abrir o buraco no sítio escolhido! 
Usamos o composto extraído do nosso compostor para adubar a terra e assim a árvore continuar a crescer saudável. Também regamos, pois é claro, já sabemos que as plantas precisam de água para viver, tal como os restantes seres vivos: pessoas e animais.

E, por falar em árvores... "plantamos" outra, mas desta vez dentro da sala!
Não acreditam? Mas é verdade...  adivinham para que serve?
Desta vez foi a Lídia que nos deu uma ajuda, com a colaboração empenhada do Fred e do Rui na montagem desta "árvore" ;-) E assim se passou mais um dia na Sala Fixe...

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

No prato, na mala e no vai-vem...

Terminamos a semana finalizando atividades previamente iniciadas sobre a alimentação... neste caso, a proposta inicial era representar através do recorte e colagem, o nosso almoço preferido, colando no prato os alimentos de que mais gostamos e colocando também a sobremesa e a bebida ao nosso gosto.
Quando concluída a tarefa proposta, alguns de nós repararam que o seu almoço não era muito saudável... o que faltava?  
Na maior parte das vezes, os hortícolas!
O que tinha que não deveria ter?
As sobremesas eram mais doces do que deveriam ser...
Então complementamos os nossos pratos com alimentos mais saudáveis, acrescentando salada ao prato principal e fruta à sobremesa!
Também notamos que o sumo da bebida devia ser natural - porque os outros têm muito açúcar! ou então era melhor beber água.

Também foi dia de aula de música, com a prof. Patrícia e o Falaci.
Hoje trouxeram uma mala cheia de... 
- Instrumentos musicais!
A maior parte já conhecíamos, mas foi muito bom recordar os seus nomes e os seus sons. 
E também tocá-los, pois claro!
Ficaram alguns por explorar, porque 30 minutos passam depressa... mas para a semana há mais!


Terminamos o dia, como sempre, analisando como esteve a nossa luzinha do coração e temos novidades a este respeito:
Decidimos distribuir uns autocolantes muito giros que ofereceram na Staples à nossa professora, a todos os que conseguirem manter acesa a sua luzinha ao longo de toda a semana (cumprindo as regras fixes, não fazendo mal a ninguém e enchendo o seu baldinho invisível). Isto significa:  5 dias = 5 luzinhas acesas!
Para não os perdermos, levamo-los para casa colados no vai-vem, mas lá dentro não tem nenhum recado (não se preocupem, não fomos nós que perdemos!)  ;-)
Todas estas decisões foram tomadas em grupo: votadas e aprovadas democraticamente.

Papás fixes: 
Leiam a mensagem do autocolante e valorizem a conquista do vosso fixe
Este é apenas o 1º autocolante, mas todos têm vontade de ver o seu vai-vem repleto deles!
Quem não levou hoje o vai-vem... é porque não tinha nada para mostrar, mas na próxima semana já vai ter, pelo menos foi o que ficou prometido!


quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Sobre alimentação...

Esta semana comemoramos o

Foi hoje mesmo, dia 16 de outubro! 
É muito importante que, desde pequeninos, aprendamos a comer bem para termos saúde...
Sabemos que há alimentos saudáveis, outros não saudáveis e outros mais ou menos saudáveis:  dos primeiros podemos comer mais; dos segundos é melhor comermos menos e dos terceiros devemos comer moderadamente...
E que bem soubemos identificá-los nas imagens e depois selecioná-los, agrupando-os por categorias:

Realizamos também algumas atividades de concretização individual: preferências de alimentos; o que como ao pequeno-almoço/ao almoço; alimentos saudáveis e não saudáveis...

A  D. Roda dos Alimentos ajudou-nos a formar famílias de alimentos, agrupando-os em 7 categorias: cereais e tubérculos; hortícolas, frutas, proteínas, laticínios, leguminosas e gorduras.

Com a preciosa colaboração de todos os pais, reunimos toda a escola para uma atividade de articulação: fazer espetadas de frutas para a sobremesa! 
Mas associamos alguma intencionalidade pedagógica à atividade: as espetadas deveriam ser montadas de acordo com padrões matemáticos previamente definidos:
Os quais quisemos colorir, pensando bem quais as cores das diversas frutas:

Depois de vermos uma história em conjunto, esta aqui:
...passamos à ação na cantina, onde estava tudo preparado para essa atividade de articulação: a preparação de espetadas, seguindo um padrão matemático individual
E com algum apoio todos conseguimos seguir e completar o nosso padrão de repetição. Claro que no final do almoço todas as espetadas desapareceram ;-) estavam mesmo muito boas!

Terminamos com mais uma canção da nossa amiga Alda que, desde lá do meio do Atlântico, nas ilhas dos Açores, continua a compor, a cantar, a ensinar-nos coisas importantes com as suas músicas originais e encantar-nos:


Parabéns Alda, por mais esta bonita canção que ajudou a enriquecer o nosso dia ;-)

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Fixe ;-)

É bom saber que estão aí desse lado... beijinhos fixes para todos os amigos do Bloguefólio!

Triagem rimou com Colagem

Com o novo tabuleiro de triagem, usamos o jogo dos veículos, destinado a esse mesmo fim.
Identificamos 6 cores diferentes, sendo que existem de 6 tipos diferentes: carro, barco, camião de bombeiros, carrinha, avião e camioneta.
Formamos conjuntos e fizemos contagens: são 18 veículos de cada tipo e 3 de cada cor!
Fazer triagem implica estar atento, observar, classificar, fazer escolhas, separar por categorias... assim trabalhamos matemática a brincar, aprendendo a reconhecer os atributos (tipo e cor) de cada peça do jogo. 

E hoje também houve muitos adeptos de colagem!
Inventaram-se as colagens mais variadas...
  • com alimentos (acessíveis, como massas de diversas qualidades) pode-se também criar arte!

  • com folhas (continuou a saga das abóboras assustadoras): recortar folhas foi uma experiência nova e diferente!
  • com lãs (mergulhadas em cola branca), completando com tintas (técnica mista)
Ficaram bem bonitas as nossas criações...
E até criações em 3D ;-)

Ainda tivemos a nossa segunda aula de expressão corporal. 
Parabéns aos papás fixes, que estiveram atentos e ninguém se esqueceu de trazer vestido o fato de treino. Só houve um esquecimento quanto ao calçado: tem de ser ténis!
Desta vez não tiramos fotos, mas demos continuidade ao jogo dos animais, mimando os seus gestos mas com magia à mistura...


terça-feira, 14 de outubro de 2014

Coisas e loisas...

Coisas e loisas da nossa cabeça, que vão surgindo dentro e fora da sala... e que, sendo escutadas, observadas e valorizadas, se tornam oportunidades de desenvolvimento:

No recreio, com ajuda de alguns fixes de outras gerações, descobrimos que, se rasgarmos folhas de outono fazendo-lhes olhos e boca... ficam muito parecidas com abóboras.
E se colarmos papel celofane por trás dos buracos, então é que ficam mesmo assustadoras!
Usamos como base o cartão cortado de caixas de cereais vazias, que é muito melhor! Obrigada à família da Maria, que guardou tantas caixas - porque sabia que a Juca ia pedir...

E na área dos projetos a animação continua...
Constroem-se as coisas mais variadas, em 3 dimensões, dependendo dos materiais disponíveis e da imaginação: um candeeiro para a mesinha de cabeceira da casinha das bonecas - porque lá não tem e é preciso!, um fantoche e molduras com retratos de toda a família ;-)

Também conversamos bastante sobre a alimentação, em cuja semana nos encontramos: uma história, duas canções, um jogo e outras atividades de que daremos conta depois...
Hoje debruçamo-nos sobre o pequeno-almoço, a primeira e mais importante refeição do dia... das 7 que quase todos fazemos e que estivemos a contar:
  1. Pequeno-almoço
  2. Lanche da manhã (fruta)
  3. Almoço
  4. Leite escolar
  5. Lanche da tarde
  6. Jantar
  7. Ceia
Papás fixes:
Atenção ao recado que seguiu hoje no vai-vem: é para quinta-feira, dia da alimentação!
Agradecemos desde já a vossa colaboração.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Num só quadro... todos os aniversários fixes

A pouco e pouco fomos personalizando os bonecos de pauzinhos trazidos pelo Sr. Mago, transformando-os em nós.  Não foi uma tarefa muito fácil, porque são pequeninos, por isso precisamos de alguma ajuda das fixes mais crescidas... principalmente para recortar os tecidos que usamos para nos vestirmos!
Mas depois de muita escolha, e de algum trabalho de contorno, recorte, colagem e colocação de adereços (botões, cintos...) ficaram prontos os nossos fixes de pauzinhos... 


E o Quadro dos Aniversários ficou pronto, depois de escolhermos a simbologia associada a cada um dos meses do ano...

Depois de colocado na parede, fizemos algumas observações:
- No Natal há muitos meninos a fazer anos, são 4!
- Mas nas férias do Verão não há nenhum!
- Há meses que estão empatados (setembro, outubro, novembro, fevereiro e março) só têm 1 menino a fazer anos! E há outros (janeiro e junho) que só tem 2...

Está visto que agora é muito mais fácil sabermos quando alguém faz anos!

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